24/08/2023 15:26 | Segurança

Governador Paulo Dantas participa da maior promoção de policiais militares de Alagoas

Solenidade promoveu mais de 1.200 policiais militares; redução de homicídios em agosto deve ser recorde

Pei Fon

Marcus Toledo / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou nesta quinta-feira (24), na Academia Senador Arnon de Mello, no Trapiche da Barra, da solenidade de promoção de 1.263 praças e oficiais da Polícia Militar de Alagoas, considerada a maior já realizada pelo Governo de Alagoas. Durante o evento, também houve a entrega de medalhas a militares, autoridades e personalidades que contribuíram direta ou indiretamente para o desenvolvimento da PM alagoana.

Para o governador, a data é muito especial. Ele ressaltou que esta é a maior promoção de militares já realizada em Alagoas, o que demonstra o respeito do Governo pela segurança pública. “A Polícia Militar, assim como os outros órgãos de segurança, vem fazendo um trabalho extraordinário. Um trabalho conjunto que reduz a violência e manda um recado claro para a bandidagem: em Alagoas bandido, não terá vida fácil. Aqui ele é preso e vai parar no banco dos réus”, garantiu.

Paulo antecipou que o mês de agosto de 2023 deve registar o menor número de Mortes Violentas Letais Intencionais (MVLI) desde o início da contagem, e afirmou que esses índices também servem de incentivo para a atração de novas empresas ao estado. “A Natville, que é de Sergipe, vai se instalar em Batalha, gerando cinco mil empregos indiretos; já o Villa Galés, que é de Portugal, está na Barra de Santo Antônio e vai se instalar em Coruripe. Isso só é possível porque, além dos benefícios fiscais, nós oferecemos segurança pública para que elas venham para cá”, afirmou, ao anunciar um investimento de R$ 5 milhões em coletes e munições para a estrutura de segurança do Estado.

A promoção dos militares também foi comemorada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e pelo comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim. “Esse grande número de promoções significa a renovação da tropa e uma grande motivação para os próximos militares que aguardam promoção”, disse Saraiva. “Essa é uma data especial para os policiais, que ganham mais uma patente e melhoram a qualidade de vida. É uma data feliz para policiais e familiares”, reforçou o comandante da PMAL.

Medalhas

A solenidade, que comemorou também o Dia do Soldado, festejado no dia 25 de agosto, contou com a entrega de diversas medalhas militares. A mais importante delas é a Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas e empresas que contribuíram para a valorização da PM. Pelo Governo do Estado, foram agraciados os secretários de Estado de Governo, Vitor Pereira; do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos; da Educação, Marcius Beltrão; da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda; e da Ressocialização, Diogo Teixeira.

Para Vitor Pereira, a honraria é um reconhecimento da PM ao trabalho que a Secretaria de Governo vem realizando junto à gestão estadual. “A Segov tem feito desde o início do governo todo esforço para manter essa conexão com as instituições públicas do estado de Alagoas. Nós temos apoiado as demandas da Polícia Militar sempre que possível, agindo sempre com transparência, que é um dos princípios do governador Paulo Dantas”, afirmou.

Já a Roseane Vasconcelos afirmou que a medalha é uma forma de agradecimento à determinação do Governo de cumprir a legislação, realizando um número histórico de promoções. “Isso é muito importante, porque essas mulheres e esses homens estão bravamente defendendo a população alagoana, e merecem o reconhecimento”, afirmou.

Promoções

A solenidade reuniu representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas, além de dirigentes de órgãos e policiais de outros estados. Ao todo, foram promovidos 1.263 militares - 176 oficiais e 1.087 praças. O evento foi encerrado com os desfiles da banda da Polícia Militar e da Guarda de Honra, formada por componentes dos batalhões que integram a corporação.