11/04/2022 14:24 | Assistência Social

Governador Klever Loureiro mantém diálogo com prefeitos alagoanos em reunião na AMA

Governador se mostrou aberto a ouvir às reivindicações dos prefeitos, enquanto estiver à frente do governo do Estado

Marco Antonio / Agência Alagoas

Fabia Assumpção

O governador Klever Loureiro se reuniu na manhã desta segunda-feira (11) com prefeitos alagoanos, atendendo um convite do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley - prefeito de Cacimbinhas - na sede da entidade.

Durante o encontro, o governador se mostrou aberto a ouvir às reivindicações dos prefeitos, enquanto estiver à frente do governo do Estado. “Estarei a postos sempre que houver necessidade para atender às reivindicações dos prefeitos e, dentro das possibilidades do Estado, atendê-los”, salientou Klever Loureiro.

O governador ressaltou que, apesar do pouco à frente do Poder Executivo, tem sido um desafio implementar novas ações e dar continuidade a obras que estão em andamento para beneficiar os municípios.

Destacou que nesse curto prazo tem tomado algumas medidas importantes, a exemplo da recente convocação de 560 policiais militares. “A convocação desses policiais vai surtir efeitos nos municípios, que reivindicavam muito o reforço na área de segurança”, enfatizou Klever Loureiro. “Do que depender do Estado, farei tudo como se tudo para ontem”, completou.

Durante a conversa com os prefeitos, o governador abriu espaço para a apresentação do Pacto Estadual pela 1ª Infância, que contou com a participação da coordenadora para a região Nordeste do Pacto, deputada federal Teresa Nelma, e da Juíza da 1ª Vara da Infância em Maceió, Fátima Pirauá, que coordena o Pacto no Estado.

Loureiro fez um breve relato dos investimentos do Estado na área da infância, como o Programa CRIA, que vem implantando creches, dando incentivo financeiro para famílias carentes e investido na construção das maternidades.

A deputada Tereza Nelma, por sua vez, lembrou que o Pacto pela Primeira Infância foi criado em 2019, por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob a presidência do ministro Dias. Toffoli.  “Alagoas foi o segundo estado a assinar o pacto, depois do Rio de Janeiro”, lembrou Teresa Nelma.

Ela destacou que apesar de o Estado ter importantes iniciativas em prol da infância, como o Programa CRIA, é preciso também que os municípios invistam recursos próprios para projetos em favor da primeira infância. “É preciso colocar nos orçamentos municipais investimentos para a área da infância”, acentuou.

A Juíza da 1ª Vara da Infância, Fátima Pirauá, disse que é importante sensibilizar os prefeitos sobre a importância de dar prioridade absoluta à assistência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.  Lembrou que a Associação dos Municípios Alagoanos é uma das entidades que aderiram ao Pacto, juntamente com outras entidades como o Poder Judiciário, OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e o Governo do Estado.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, agradeceu pelo governador Klever Loureiro ter atendido ao convite da entidade e destacou a importância do diálogo entre os municípios e o governo do Estado.  Ressaltou também a importância do Programa CRIA, que independente de qualquer governo tem que ser levado à frente. “Esse programa tem contribuído em muito para melhorar a qualidade de vida nos municípios alagoanos”, acentuou o presidente da AMA. Também prestigiou à reunião na AMA a senadora Renilde Bulhões.