18/10/2023 13:38 | Tecnologia e InovaçãoDesenvolvimento EconômicoAgricultura

Governador e ministro da Agricultura lançam pedra fundamental do Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa em Alagoas

Estado doou o terreno para viabilidade das obras, que deverão ter início em janeiro do próximo ano


Paulo verifica projeto e fotos do terreno, onde funcionou a Cia de Fiação e Tecidos Norte Alagoas, no distrito de Saúde, em Ipioca, que foi doado pelo Governo do Estado

Pei Fon / Agência Alagoas


Carlos Nealdo / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançam no dia 13 de novembro, em Alagoas, a pedra fundamental para a construção do Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O terreno — onde funcionou a Cia de Fiação e Tecidos Norte Alagoas, no distrito de Saúde, em Ipioca — foi doado pelo Governo do Estado.

 

Nesta terça-feira (17), Paulo Dantas e a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, receberam, no Palácio República dos Palmares, a visita de representantes da Embrapa, entre eles o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, e o supervisor de Inovação e Tecnologia da empresa, Aluísio Silva. Os dois apresentaram o projeto arquitetônico do centro de pesquisa, cujas obras deverão ter início em janeiro de 2024. Também participaram do encontro o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Sílvio Bulhões, e o prefeito de Batalha, Wagney Dantas.

 

Alagoas era um dos poucos estados que não tinham um centro de pesquisa da Embrapa, o que demandou uma articulação entre o Governo de Alagoas, que fez a doação do terreno, o Governo Federal, que por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária está aportando os recursos humanos (pesquisadores e técnicos), além da bancada parlamentar Federal de Alagoas, que aportou parte dos recursos em emendas para a construção da nova sede.

 

Ao todo, serão executados recursos da ordem de R$ 94 milhões — incluindo o valor do terreno —, sendo R$ 35 milhões deles viabilizados por meio de emendas parlamentares, o que corresponde a cerca de 80% do valor total da obra. O prazo para consecução é de 24 meses a partir do início das obras. O restante do valor para a finalização do projeto e aquisição de equipamentos e mobiliário também já está assegurado com recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

 

Depois de elogiar o projeto arquitetônico do centro de pesquisa, cuja obra será executada a partir da restauração da antiga fábrica têxtil, Paulo Dantas disse que considera a inauguração da Embrapa em Alagoas “uma das agendas mais importantes para o Estado”.

 

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, acredita que o desenvolvimento de pesquisas para produção e valorização dos alimentos da agropecuária alagoana é primordial. O trabalho realizado em Alagoas pela Embrapa Alimentos e Territórios, nas áreas de apicultura, turismo rural, agroecologia, produção de variedades crioulas, entre outras ações com agricultores familiares, ajuda na promoção social, econômica e de combate à fome no estado.

 

“A Seagri também compartilha esse cuidado na produção de alimentos saudáveis. O governador Paulo Dantas tem uma preocupação muito grande com a diminuição da insegurança alimentar, começando no campo. As linhas de pesquisa da Embrapa no nosso estado são complementares ao trabalho que realizamos no campo. Com essa união de forças na instalação de um centro de pesquisa em Alagoas, vamos avançar ainda mais”, apontou a titular da Seagri.

 

Para o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Sílvio Bulhões, o novo centro de pesquisa da Embrapa vai possibilitar que Alagoas tenha uma importante infraestrutura de ciência e tecnologia associada à temática da alimentação. Ele ressaltou que o projeto integra grandes potencialidades do estado com a agricultura familiar. “O ecossistema de pesquisa e ciência dá mais um salto rumo à uma Alagoas cada vez mais moderna e tecnológica”, disse.

 

Governo do Estado e Embrapa também conversaram sobre a vocação do estado de Alagoas para o desenvolvimento da horticultura próxima ao Canal do Sertão, considerada a maior e mais moderna obra de infraestrutura hídrica do Estado, com extensão projetada de 250 km para atender a população da região sertaneja.

 

“Provavelmente o Canal do Sertão vai permitir que seja ampliada a estrutura de cultivos protegidos no estado, como aconteceu em outras partes do mundo, a exemplo de Almería, na Espanha, hoje um grande polo de horticultura”, disse o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios João Flávio Veloso.

 

A construção do centro de pesquisa surge no momento em que a agricultura alagoana segue em expansão. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra alagoana de grãos deste ano deve registrar crescimento de 126,7% em relação à safra do ano passado e atingir 238,1 mil toneladas. Em números absolutos, são 133 mil toneladas a mais em relação à produção de 2022.

 

De acordo com o IBGE, o resultado deste ano é consequência da área plantada, que saltou de 49,2 mil hectares no ano passado, para 100,4 mil este ano, um crescimento de 104,2% entre um ano e outro. Este ano, o destaque é a produção de milho, com estimativa de 176,7 mil toneladas, um crescimento de 202,9%, seguida do feijão, com avanço de 111,8%.

 

*Com informações da Embrapa