31/07/2023 16:51 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

Gestores da Sefaz-AL visitam o Centro de Distribuição da Natura em Murici

Unidade gera 1.200 empregos diretos e também distribui produtos da Avon


A estrutura do CD possui área de 49.000 m² e capacidade total de armazenagem de 17 mil posições

Ivo Neto / Ascom Sefaz


Karyne Gomes / Ascom Sefaz

Os gestores da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizaram nesta segunda-feira (31) uma visita ao Centro de Distribuição (CD) da Natura &Co, localizado no município de Murici, a 53 km de Maceió. 


O empreendimento conta com incentivos fiscais e locacionais do Governo do Estado. A unidade gera 1.200 empregos diretos e outros 3.600 indiretos, atendendo as demandas de entregas de produtos Natura e Avon nos estados do Nordeste e Norte do Brasil.

 

“Foi uma oportunidade para compreender o funcionamento do centro de distribuição e o processo de trabalho. Com isso, observou-se também como o trabalho da equipe da Sefaz-AL foi fundamental para facilitar a instalação da Natura &Co em Alagoas, criando um Regime Especial de Tributação para atrair a empresa com toda a segurança jurídica, atendendo com competitividade e conformidade fiscal”, afirmou o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

 

A estrutura do CD possui área de 49.000 m² e capacidade total de armazenagem de 17 mil posições porta-pallet. Em Alagoas, existem 43.969 consultores e representantes, e 89% dos trabalhadores do CD são de Murici.



 

Em 2022, foram investidos 14 milhões em Alagoas. A consolidação das receitas da Natura e Avon totalizou 21 milhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

O gerente de logística responsável pela operação do centro de distribuição da Natura &Co em Murici, Ricardo Afonso, ressaltou que é sempre gratificante para a empresa mostrar sua operação.




 

“Estamos entusiasmados com esse projeto, que envolve muitas pessoas e nos permite trazer desenvolvimento para o município. É satisfatório para nós mostrar nossa operação, e essas visitas de órgãos públicos ou do pessoal da região são sempre bem-vindas. Realizamos encontros com consultoras e representantes, pois entendemos que isso aproxima as pessoas e oferece visibilidade ao tamanho do nosso negócio, sendo muito importante para nós”, salientou o gerente.

 

Afonso ainda citou que esse centro de distribuição é o primeiro no Brasil e que abriga ambas as marcas no mesmo local. “É o segundo maior CD do grupo da América Latina. Atualmente, realizamos a separação dos pedidos de forma distinta, mas estamos em um grande projeto para possibilitar a separação dos produtos na mesma caixa”, acrescentou.




A Natura &Co é um centro de distribuição credenciado para utilização da sistemática diferenciada de tributação prevista no Decreto nº 38.631, de 22/11/2000, para o contribuinte distribuidor.