16/12/2022 17:06 | Educação

Gerências Regionais celebram sucesso do programa Professor Mentor nas escolas estaduais de Maceió

Encontro entre professores mentores e alunos monitores destaca experiências exitosas das escolas, reunindo pais, professores e comunidade escolar


Gerências Regionais de Maceió promovem ações que evidenciam as práticas exitosas do programa Meu Professor Mentor - Projeto de Vida

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea, sob supervisão / Ascom Seduc

A fim de celebrar o sucesso do desenvolvimento do Programa Professor Mentor nas escolas estaduais de Maceió, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da 13ª Gerência Regional (Gere), promoveu mais uma exposição das ações exitosas desenvolvidas em sala de aula, por meio do programa Professor Mentor - Meu Projeto de Vida.

 

A mostra foi realizada quinta-feira (15), na Faculdade Pitágoras, no bairro Cidade Universitária, e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, além do gerente regional, Cássio Costa, e dos superintendentes e técnicos que articulam o ação nas unidades de ensino.

 

“Antes da chegada do Professor Mentor, a gente só via a iniciação científica nas universidades. Apenas os alunos de graduação tinham esse contato. Este é um programa inovador, e muitos estados têm buscando inspiração em nosso exemplo. Atualmente, temos mais de 10 mil bolsistas, desde as séries iniciais até o Ensino Médio, colocando os alunos como atores e protagonistas do seu conhecimento. Por isso, nós garantimos junto ao governador Paulo Dantas a continuidade dessa política pública tão importante”, pontuou a secretária Roseane Vasconcelos.

 

Sobre a importância do programa para a melhoria do desempenho escolar, o presidente da Fapeal complementou. “É inovador termos um programa que trabalha questões subjetivas na sala de aula, para que os estudantes pensem no futuro, se planejem, e também para garantir que a sala de aula seja mais estimulante, o que foi fundamental no momento de retorno após uma pandemia que desestabilizou a todos”, pontuou Guedes.

 

O encontro reuniu gestores, professores e coordenadores mentores, assim como, alunos monitores e demais participantes dos projetos de vida desenvolvidos nas 54 escolas que compreendem a Gere, que abrange a parte alta da capital, incluindo as escolas do Cepa, com o objetivo de expor os resultados das suas pesquisas e promover a troca de experiências entre os estudantes. Na oportunidade, o gerente regional Cássio Costa ainda realizou a entrega de livros produzidos a partir da culminância de todos os projetos de pesquisa.

 

“Esse é um momento de compartilhar os resultados alcançados em nossas unidades de ensino. Cada escola trouxe seu projeto para fazer a apresentação, e a mostra é um momento comum para que todos percebam como o Professor Mentor deu certo. Certamente, o programa causou um impacto significativo para a garantia do acesso, permanência e sucesso escolar de cada estudante. E, para celebrar, reunimos todas as pesquisas produzidas em uma coletânea para ser entregue às escolas”, declarou o gerente.

 

Projeto de Vida

 

Por meio do Professor Mentor, as escolas da rede pública estadual passaram a realizar projetos de pesquisa visando à melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando seu protagonismo e despertando novas habilidades, por meio de atividades de recomposição da aprendizagem.

 

Um exemplo bem-sucedido dessa prática é o projeto realizado pela Escola Estadual Coronel Francisco Alves Mata, que, como uma das ações de pesquisa, implementou oficinas de reciclagem para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, a fim de estimular o pensamento sustentável e a responsabilidade ambiental.

 

A articuladora da escola, Nívea Sales, relata como essa prática teve impacto nas turmas e como é importante incentivar a sustentabilidade desde cedo nos alunos. “Eu pude ver meninos pequeninos já demonstrando esse prazer pela questão do meio ambiente. Esses alunos podem seguir essa carreira futuramente e, nesse caso, o Projeto de Vida tem um papel fundamental. Inclusive, já temos alunos falando isso, manifestando que se identificaram com a disciplina e quando crescerem querem trabalhar com o meio ambiente. Então, o projeto vem pra perguntar a essa criança o que ela quer para seu futuro e, também, para dizer que é possível essa realização,” contou a articuladora.

 

Trabalhando no eixo socioemocional, a escola também desenvolve práticas importantes para a evolução dos alunos em sociedade. É o que conta a estudante Tiffany Barbosa, de apenas 11 anos, ao relatar sobre sua aprendizagem como aluna monitora da escola, no 5º ano do Ensino Fundamental.

 

“Junto com a professora, pensei em ideias de como trabalhar o socioemocional. Começamos a falar sobre os nossos sentimentos na sala de aula, em um espaço para se abrir e também para dar conforto aos colegas da turma. Além disso, fizemos uma caixinha dos sentimentos, para que os alunos pudessem fazer desabafos sobre suas dificuldades. Com isso, um colega falou que não estava conseguindo ler e escrever tão bem e, com isso, vimos a possibilidade de colocá-lo em um reforço. Então, tivemos a ideia de fazer a oficina de desenhos, para que os alunos pudessem expressar seu emocional por meio da dessa arte e, com isso, descobrimos vários talentos”, destacou a aluna.

 

Ações Inspiradoras

 

Em simultâneo, a 1ª Gerência Regional, que compreende as escolas da parte baixa de Maceió, além das cidades de Paripueira e Marechal Deodoro, também realizou um encontro para a exposição de ações inspiradoras implementadas pelas unidades de ensino, por meio das atividades de recomposição da aprendizagem. O encontro aconteceu no Centro de Inovação e Polo Tecnológico de Alagoas, no bairro do Jaraguá, com a finalidade de avaliar o sucesso das ações realizadas e as metas alcançadas durante o ano letivo.

 

“Nesse último encontro de 2022, nós trazemos as ações inspiradoras das nossas unidades para que sirvam de exemplo, mostrando que a gente pode cada vez mais priorizar uma educação de qualidade para os nossos alunos. É uma alegria imensa encerrar o ano letivo compartilhando as realizações de excelência das nossas escolas,” afirmou a gerente regional, Sandra Vitorino.