29/08/2023 12:02 | Segurança

Forças de segurança são homenageadas por apoio ao Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos

Certificados de menção honrosa foram entregues pelo Ministério Público do Estado, que coordena a rede Plid em Alagoas

Homenagens foram concedidas pelo Ministério Público a todos os integrantes da rede do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos em Alagoas

Ascom SSP/AL

Roberison Xavier / Ascom SSP

Integrantes das forças de segurança pública foram homenageados, nesta segunda-feira (28), com menção honrosa pela cooperação ao Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos em Alagoas (Plid/AL). A honraria foi entregue pelo Ministério Público do Estado (MPE), que coordena as ações do programa, durante solenidade na sede da Procuradoria Geral de Justiça, no bairro do Poço, em Maceió.

Durante o evento, os integrantes da rede também renovaram a participação no programa, que integra o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Além disso, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas assinaram um termo de cooperação, oficializando o compromisso como novos parceiros.

Representando a Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, os homenageados foram o tenente Alex Acioli e a escrivã Maria Suely de Aquino. O oficial da Polícia Militar, que é chefe de Articulação de Polícia Comunitária, falou da importância do trabalho conjunto e lembrou que Alagoas foi o primeiro Estado do país a criar um comitê gestor de busca por pessoas desaparecidas.

“Este comitê foi criado em abril do ano passado, após a assinatura de um termo de cooperação técnica firmado entre a Segurança Pública e o MPE, e tem colaborado de forma integrada propondo melhorias nas políticas públicas que visam buscar pessoas desaparecidas em nosso estado. E essa ação conjunta tem sido fundamental para minimizar o sofrimento de famílias alagoanas que buscam por um ente desaparecido”, afirmou o tenente Alex.

O coordenador do comitê estadual e chefe especial do Instituto de Medicina Legal de Maceió (IML), Diogo Nilo, também foi homenageado. Além deles, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, PM, Polícia Civil, Polícia Científica e do programa Ronda no Bairro, pertencente à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), receberam juntamente a menção honrosa.