19/03/2024 15:36 | Desenvolvimento EconômicoCulturaDesenvolvimento Social

Festival Alagoas Feita à Mão destaca passagem do Dia do Artesão

Comemoração reuniu 250 representantes das mais diferentes manifestações folclóricas alagoanas


Momento de muita emoção com a presença de Mestra Irineia, uma das mais reconhecidas artistas da cerâmica popular em todo o Brasil

Pei Fon / Agência Alagoas


Ascom Serfi

Artesãos de todos os cantos de Alagoas participaram, nesta terça-feira (19), do Festival Alagoas Feita à Mão, que aconteceu no Sítio Varrelinha, no bairro São Jorge. Os profissionais foram homenageados pelo Dia do Artesão, celebrado hoje. O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi).

Aproximadamente 250 artesãos se confraternizaram ao som da banda do Ronda no Bairro e do Fandango do Pontal da Barra, comandado pelo mestre Vavá do Pontal. 
"Estamos todos muito felizes em poder nos apresentarmos nessa festa que homenageia os artesãos alagoanos. É um prazer também trazer nossa arte com o fandango", destacou o mestre.


A secretária Caroline Balbino reafirmou o compromisso do governo e da Serfi em seguir fortalecendo o artesanato. 
"Mudamos o formato do Festival Alagoas Feita à Mão justamente para atender a um pedido de vocês, artesãos, que queiram algo assim, um momento de congraçamento, reencontro de alguns e lazer. Nosso governador Paulo Dantas é um amante do artesanato, tem várias peças em casa e sempre me diz que, como um bom sertanejo que é, não poderia concentrar ações somente no artesanato do litoral do estado. É com esse pensamento que trabalhamos para que os artesãos dos 102 municípios recebam o apoio do Governo do Estado, por meio da Serfi", destacou. 

 

HISTÓRIA
Criado em 2015, o programa Alagoas Feita à Mão é uma iniciativa que tem contribuído decisivamente para elevar a qualidade do artesanato local. Atualmente, estão cadastrados 17 mil artesãos alagoanos  no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro do Governo Federal.