23/02/2024 09:32 | Meio Ambiente

Fenômeno em Estrela de Alagoas é incomum na região e causado por mudança na direção do vento

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos explica o que aconteceu no município na última quinta (22)


Técnicos da Semarh têm monitorado as condições meteorológicas e encaminhado avisos aos municípios

Ascom Semarh


Maria Villanova / Ascom Semarh

Um fenômeno meteorológico ocorreu na tarde da última quinta-feira (22), no município de Estrela de Alagoas, na região do semiárido alagoano, e causou danos em algumas residências localizadas na zona rural da cidade. Trata-se de um tornado de pequenas proporções, conforme análise da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio do monitoramento realizado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais. 

De acordo com análises dos meteorologistas da Semarh, o tornado - incomum na região -,  foi classificado como “F0 na escala Fujita, caracterizando-se por ventos ciclônicos com velocidades inferiores a 117km/h, que causaram danos limitados”. Ainda na quinta-feira, a Semarh encaminhou aos municípios para conhecimento da população avisos meteorológicos sobre as condições climáticas. 

O fenômeno – Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão que se materializa quando seu funil toca o chão conectando uma nuvem de tempestade ao solo. 

No caso registrado em Estrela de Alagoas, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, e essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento.  

Além do cisalhamento do vento, foi possível observar através de imagens de satélite um escoamento de leste com o ar mais quente e úmido e outro de sul com um ar mais frio e seco nas bordas de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que está posicionado sobre o oceano, o que tem provocado o aumento da instabilidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo assim a formação do tornado.