04/12/2023 10:36 | Agricultura

Feira Agrária do Iteral chega ao município de Poço das Trincheiras esta semana

Projeto do Instituto de Terras dedicado à agricultura familiar integra programação da ExpoPoço nos dias 8 e 9 de dezembro


Iteral promove ExpoPoço e leva ao município de Poço das Trincheiras a 25ª edição do projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário esta semana

Dyego Barros/ Ascom Iteral


Dyego Barros/ Ascom Iteral

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promove, nos dias 8 e 9 dezembro, a 25ª edição do projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário, na cidade de Poço das Trincheiras. O município  recebe o evento pela primeira vez, como parte da programação da ExpoPoço. 

 

Realizado em parceria com as prefeituras municipais desde 2017, o projeto da autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) se consolidou como um dos mais importantes programas de incentivo à agricultura familiar do Estado, ao contribuir de forma direta para o escoamento da produção de cerca de mil trabalhadores rurais acampados e assentados da reforma agrária em um intervalo de pouco menos de sete anos. 



 

Somente no primeiro semestre de 2023, 50 toneladas de alimentos foram comercializadas através da iniciativa, em ações promovidas nos municípios de Santana do Ipanema, Palestina, Senador Rui Palmeira e Carneiros. Agora, a expectativa é de que ao menos outros 10 mil quilos de alimentos, frescos e livres de agrotóxicos possam chegar às mãos da comunidade pocense nesta semana.

 

“As Feiras Agrárias ofertam produtos diversificados, oportunizando geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade, que tiram o sustento da terra. Iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiares e, consequentemente, acabam por combater o êxodo rural”, afirma o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva. “É importante que atuemos no sentido de criar condições de permanência no campo para aqueles que desejam seguir vivendo com dignidade nas áreas rurais", acrescenta. 



 

Para a edição de Poço das Trincheiras, aproximadamente 60 feirantes já confirmaram presença. Em uma estrutura inteiramente custeada pelo Governo de Alagoas, artesãos sertanejos também contarão com espaços dedicados à exposição e vendas de obras de arte. 

 

Com solenidade de abertura agendada para às 9h de sexta-feira (8), a Feira Agrária do Instituto de Terras seguirá em funcionamento até às 21h de sábado (9), junto às demais atrações da ExpoPoço, que será sediada na Fazenda Charles Falcão, localizada nas imediações da AL 130.