20/07/2023 17:12 | Planejamento e Gestão

Fapeal participa ativamente da construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Seminário que apresenta os dados e diagnósticos da região metropolitana reúne gestores e instituições de 13 municípios, de 19 a 21 de julho

Na abertura do evento, Fábio Guedes destacou o apoio da Fapeal, com a concessão de bolsas de pesquisa

João Monteiro / Ascom Fapeal

Tárcila Cabral - Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) participou, na tarde desta quarta-feira (7), do Seminário Nacional de Governança Metropolitana. O evento reúne gestores e instituições de 13 municípios com o propósito de discutir, pactuar e implementar um plano de desenvolvimento para a região metropolitana do estado.

O Seminário ocorre enquanto etapa de diagnóstico, apresentando a atual configuração da região em dados, mas expondo igualmente outras perspectivas de experiências positivas em localidades metropolitanas. O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, esteve presente e destacou, durante a abertura, o apoio da instituição ao projeto, com a concessão de bolsas de pesquisa.

Em agosto de 2015, a Fapeal lançou o Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento de Políticas Públicas (PDPP). Desde este período, o Governo do Estado financiou, via Fapeal, múltiplos projetos convocando estudiosos locais para contribuir com a promoção de ações voltadas a este segmento.

“Com a nossa força de vontade e interesse em percebemos que estamos passando por grandes transformações na nossa região metropolitana, entendemos que, puxados pelo Governo do Estado, nós possamos ter um plano, de fato, que possa apontar para o futuro, as soluções, as discussões e que nos permita adequar as mudanças que estão ocorrendo na região metropolitana”, abordou o gestor.

Outro gestor público que apontou esse viés científico relevante foi o Secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino. Ele reconheceu os esforços empenhados na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, liderado pela professora Regina Lins, e a cooperação estabelecida com a Fapeal, representada na solenidade na figura de seu presidente.

“Eu queria agradecer muito ao professor Fábio Guedes, que está viabilizando todo o sistema de investimento da pesquisa com os bolsistas que compõem o projeto. A Fapeal é um instrumento muito importante de auxílio à pesquisa no Estado, tem vários estudos de muito sucesso, então eu quero agradecer bastante por esse apoio, e esperamos, no ano que vem, apresentar esse projeto de lei”, frisou o secretário.

Para os bolsistas do PDPP e integrantes do estudo, há um sentimento de colaboração entre os diferentes setores engajados no grupo. Os recursos direcionados são substanciais porque canalizam essa ponte de conhecimentos entre academia e gestão pública.

“Eu sou professor e pesquisador da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), estou coordenando a função pública de interesse comum do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió - o PDUI RMM – que foi financiado com recursos da Fapeal. Eu sou bolsista da Fundação pelo PDPP e ele é fundamental para pensarmos os próximos anos, no que diz respeito a diversos aspectos da região metropolitana, dentre elas o desenvolvimento socioeconômico da região”, reforçou o bolsista Cid Olival, economista com doutorado em Desenvolvimento Econômico.

O Seminário reunirá, durante os três dias de duração, gestores, administradores públicos e legisladores municipais, estaduais e federais, abordando discussões temáticas em torno da institucionalização da região, do papel das entidades metropolitanas, da governança interfederativa, da trajetória do grande ABC, entre outros tópicos.

As atividades acontecem até esta sexta-feira (21), quando o governador de Alagoas, Paulo Dantas, finalizará o evento, tornando públicos os diagnósticos e as apreensões das discussões do plano elaborado. Esta etapa ocorrerá no Centro de Inovação do Polo do Jaraguá (CIPT) e espera arrematar a fase de reconhecimento da conjuntura metropolitana alagoana.