15/08/2023 19:49 | InstitucionalCultura

Fapeal e colaboradores contribuem com lançamentos na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Parceria com Edufal e Imprensa Oficial marcam a presença da Fundação no evento


Livros do professor Fábio Guedes estão entre os lançamentos apoiados pela Fapeal

Ascom Fapeal


Naísia Xavier / Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) faz-se presente na programação da 10º Bienal Internacional do Livro de Alagoas, tanto institucionalmente quanto através dos seus colaboradores. Em parceria com a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), serão lançadas sete obras acadêmicas selecionadas nos últimos editais conjuntos das instituições.

Uma dessas obras será lançada nesta quarta-feira (16); outras cinco no sábado (19) e uma no domingo (20), sempre às 19h30, no estande da Edufal. Os trabalhos trazem artigos sobre Saúde da Mulher, Serviço Social, Direito, História, Educação e, por fim, Arquitetura e Urbanismo.

Já na parceria Fapeal, Edufal e Imprensa Oficial Graciliano Ramos estão as coleções “Raízes das Alagoas”, um resgate de cinco títulos consagrados pelo tempo, há anos ausentes dos catálogos das editoras comerciais, e “Legado”, cinco biografias escritas por autores alagoanos consagrados, sobre personagens históricos de Alagoas, que exerceram papéis importantes no passado nacional. Estas serão lançadas no estande da Imprensa Oficial, na quinta (17), às 19h.

Na Fapeal e na Bienal

O economista e doutor em Administração Pública Fábio Guedes também relança duas obras de sua autoria no estande da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), na quarta, 16, às 18h. Ele é diretor-presidente da Fapeal e professor da Ufal. É autor de “Veredas do Tempo — Ensaios de Economia e Administração Pública”, editado pela Imprensa Oficial em parceria com a Edufal, e de “Outro modo de interpretar o Brasil: Ensaios de Administração Política”, que se encontra na segunda edição, numa parceria entre a Hucitec e a Imprensa Oficial.

Além disso, três colaboradores da Fapeal contribuem individualmente com publicações: o servidor efetivo Marcos Sampaio, especialista em Gestão Cultural, é autor do livro “Cidade & Gestão Cultural — Um olhar sobre a experiência de Maceió”, que será lançado na quinta (17), na Praça de Autógrafos Paraísos de Papel, a partir das 13h30. 

A mestra em Psicologia Elis Silva, bolsista da Fapeal para a gestão do Programa Professor Mentor, participa do livro “Por um Nordeste Desdobrado — veredas e devires da pesquisa em Psicologia”, que será lançado no sábado (19), às 19h30, no Café Literário da Edufal. Ela é coautora do artigo “Pesquisar e racializar-se em um chão de memórias nordestinas”, junto às pesquisadoras Aline Silva e Simone Hünig.   

Obra já disponível

Além disso, no segundo dia de evento, também pela Edufal, a servidora efetiva Nadja Peixoto lançou livro no qual foi co-organizadora e coautora de três artigos. Ela é doutoranda em Ciências da Educação e mestra em Gestão Pública, e a obra é fruto das duas últimas turmas de pós-graduação na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na qual é docente. O livro “Gestão Alagoas”, volume 3, já está disponível, tanto para compra do volume físico quanto para download, em formato e-book. Os trabalhos em que a contadora e professora colaborou tratam de temas como desburocratização, ICMS ambiental e controladoria interna. As demais organizadoras são Adriana Thiara, do Ifal e Ana Carolina Beltrão, também da Uneal, ambas docentes.


Legado


Para a Gestora Especializada em Ciência e Tecnologia da Fapeal, Andreia Mero Fontan, o evento tem um significado mais pessoal. Ela convida a todos para conhecerem uma parte da cultura de Alagoas gravada na história pelo seu avô, Ernani Méro, historiador, poeta, professor e músico. Na 10ª Bienal, além de seu volume na coleção “Raízes das Alagoas”, uma biografia do Barão de Penedo e também um totem de entrada relembram essa trajetória significativa.


“É uma alegria vê-lo homenageado. O reconhecimento do seu trabalho me enche de orgulho e gratidão! Homem de valorosos dotes intelectuais e artísticos, ele dedicou sua vida a escrever sobre a sua terra natal, Penedo e sobre a História de Alagoas. Que seu legado literário e suas histórias inspirem e informem as gerações futuras”, comenta a advogada e administradora. 


A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é gratuita, aberta ao público das 10h às 22h, e segue até o domingo (20) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardos, em Jaraguá. Nesta edição, o Governo de Alagoas se une à Ufal na realização do evento.