08/02/2023 10:46 | Cultura

Exposição Reencontro promove interação com artistas

Atividades envolvem performance, debate e roda de conversa, com entrada franca


Exposição “Reencontro” promove ciclo de atividades paralelas

Divulgação


Ascom Diteal

A exposição “Reencontro” promove a ideia de falar sobre e fazer um reencontro da arte e artistas. Essa é a proposta na mostra na Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro até o dia 28 deste mês. Mas, além disso, um ciclo de atividades paralelas foi preparado para oferecer ao público uma experiência artística ampliada em vários sentidos, com entrada franca, nesta quinta-feira (9), a partir das 15h.

Abrindo os trabalhos, haverá a segunda sessão da atividade “Arte-Oraculação” em frente à obra "Vazio na Quarentena", da artista plástica, escritora e oraculista Ana Karina Luna, que está exposta no mezanino da galeria e chama a atenção pelo tema e história forte por trás da obra. A primeira sessão desta atividade ocorreu na última quarta-feira (1).


E o que é uma Arte-Oraculação? O visitante se consulta no "Oráculo da Poesia", de Ana Karina, que contém dúzias e dúzias de fragmentos de poemas dos seus quatro livros publicados. Após a consulta, a artista faz a interpretação para os visitantes, um a um, em frente à sua obra. Nesta quinta-feira as sessões vão ocorrer das 15h às 18h no próprio mezanino.

Logo mais à noite, a partir das 19h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, vão ocorrer mais duas ações. A primeira trata-se de uma performance  do artista Silvio Leal, que vai navegar pela obra erótica de Mário de Andrade. Será um Picolo Recital Performativo intitulado "Mário Erótico"! 5, poemas retirados da obra 'Seleta Erótica', uma coletânea de escritos do autor de 'Macunaíma', organizada por Eliane Robert Moraes e publicada pela editora Ubu. A performance será embalada pela música de Mirian Abs, doutoranda e professora de violoncelo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Para fechar a noite, ocorrerá uma mesa de debate intitulada “Sociabilidade Intelectual & Cultural de exposições da Maceió Artística da Atualidade (anos 80 aos dias atuais)” com o tema de Ricardo Maia. Em suma, o encontro visa debater as exposições ao longo desse período, assim como suas curadorias e o valor artístico dessas atividades.

Participarão os artistas Francisco Oiticica, Viviani Duarte, que também é curadora da exposição; Alice Barros e Kelcy Ferreira. A mediação ficará a cargo de Manu Constant, outra curadora da mostra Reencontro.


Além dessas, na próxima terça-feira (14), também no Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 19h30, haverá uma roda de conversa com o tema “A Fotografia do Reencontro”, que vai debater todo o processo criativo das fotografias expostas na exposição. A ação está a cargo da Fragma Imagem e do fotógrafo Jorge Vieira.

Serviço:

O que: Ciclo de atividades paralelas da exposição Reencontro

Atividades: Performance, Arte-Oraculação e mesa de debate

Quando: Quinta-feira - 09/02, a partir das 15h

Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro

 Entrada franca