11/07/2023 15:15 | Saúde

ETSAL promove capacitação para profissionais que atuam em hospitais da rede pública estadual

Curso de Acolhimento em Saúde tem duração de 20h e beneficia trabalhadores de seis unidades


Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Com a proposta de capacitar profissionais que atuam em hospitais da rede pública de Alagoas, a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL) iniciou, nesta terça-feira (11), um curso de formação continuada que vai atender a servidores de sete unidades assistenciais. Os participantes da capacitação são vinculados à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

Durante quatro semanas, esses profissionais receberão orientações voltadas ao acolhimento de pacientes nas chamadas “portas de entrada” das unidades assistenciais. A ideia é atualizar as equipes e assegurar boas práticas de saúde, garantindo a aplicação de normativas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Serão 20 horas de formação.

 

“O Curso de Acolhimento está pautado na Política Nacional de Humanização do SUS [Sistema Único de Saúde]. Serão abordados pontos como melhoria no atendimento, questões interpessoais e direcionamento e fluxo, que devem ser adotados pelos servidores, buscando sempre garantir acolhimento e resolubilidade para os usuários que procuram as unidades do estado”, explica Sandra Barros, facilitadora da formação continuada.

 

Participam da capacitação, servidores ligados aos hospitais da Mulher, da Criança e Metropolitano, além da Unidade de Emergência do Agreste, pela Sesau, e a unidades da Uncisal, como o Hospital Escola Portugal Ramalho e o Ambulatório de Especialidades.

 

Janaina Duarte, diretora da ETSAL, lembra que, ao longo dos últimos anos, a Escola enfrentou dificuldades logísticas para a realização de capacitações, sobretudo em virtude da pandemia de Covid-19. No entanto, segundo ela, uma agenda de cursos está prevista para ser realizada ao longo dos próximos meses, garantindo a formação continuada dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde em Alagoas, tanto na capital quanto no interior.

 

“Estamos iniciando um novo ciclo em parceria com a Sesau, que é a demandante deste Curso de Acolhimento em Saúde, para que façamos atualizações com os profissionais que estão inseridos no SUS, de acordo com a necessidade do sistema”, destaca a diretora ETSAL.

 

De acordo com Patrícia Bezerra, gerente de Desenvolvimento em Educação na Saúde da Sesau, o Curso de Acolhimento faz parte de um planejamento maior da pasta, com a proposta de assegurar formação continuada e melhorar a prestação do serviço.

 

“A Sesau vem desenvolvendo uma série de capacitações com os servidores. São cerca de oito mil trabalhadores efetivos. A ETSAL tem sido uma parceira na formação desses profissionais. Hoje se fala muito em humanização, acolhimento e resolutividade, e nós precisamos fazer um nivelamento para que os servidores saibam acolher os usuários”, finaliza Patrícia Bezerra.