15/08/2023 18:29 | Educação

Estudantes da rede estadual transformam estande da Seduc em espaço para aprendizagem

Cerca de 10 mil alunos devem marcar presença no Centro de Convenções de Maceió, palco do maior evento literário e cultural de Alagoas


Diversidade da programação tem atraído estudantes de toda a rede

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Manuella Nobre e Ana Cecília Oliveira* / Ascom Seduc

A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é mais que um espaço de incentivo à leitura. É também a oportunidade de promover descobertas por meio do conhecimento. E é com este objetivo que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem dispensando todo o apoio necessário aos alunos das escolas da rede estadual de ensino que agendaram visitas à exposição realizada no Centro de Convenções de Maceió. Até o próximo dia 20 de agosto, a expectativa é de que 10 mil estudantes visitem a Bienal.


Nessa segunda-feira (14), foi a vez de estudantes da Escola Estadual Bráulio Cavalcante, localizada no município de Pão de Açúcar, conhecerem o estande da Seduc – cuja programação também reúne palestras e lançamentos de livros. Maria Paula Barroso e Maria Clara dos Santos Farias são estudantes do 9º ano e subiram ao palco para declamar poemas do escritor Túlio dos Anjos, que é natural da cidade sertaneja, destacando a emoção que sentiram durante a apresentação.


"É muito bom porque a gente se sente como o personagem. Falamos algo que também está dentro da gente, da população de Pão de Açúcar. É a emoção de se sentir partícipe da história. E esta foi a primeira vez que declamei uma poesia em um evento grande. Foi uma experiência maravilhosa e que vou guardar para o resto da vida", disse Maria Paula. "Foi incrível. Eu também nunca havia feito coisa parecida fora da minha cidade. Será a primeira de muitas. Está tudo muito bonito, e espero vir mais vezes", emendou Maria Clara.


Para o escritor Túlio dos Anjos, que já tem mais de mil poemas escritos e oito livros publicados, servir de inspiração para os jovens de uma cidade do interior de Alagoas ‘é extremamente gratificante’. "Já participei de várias Bienais como visitante, viajando nas obras dos outros. Na deste ano, posso dizer que viajo na minha obra. Não sei como mensurar minha alegria pela oportunidade de mostrar o meu trabalho na Bienal", afirmou Túlio.


Experiência única

Para a professora Luciene Rodrigues, que leciona nas turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, a visita à Bienal já impacta a aprendizagem da turma de quarenta estudantes da Escola Estadual Professor José Vitorino da Rocha. "É a primeira vez que visitamos uma feira tão importante. Os pequenos aprendem de uma forma diferente e isso é, sem dúvida, muito bom para todos eles", comentou a educadora.


Emilly Raíssa, aluna do 5º ano da Escola José Vitorino, também não conseguiu esconder tamanha satisfação. "É a minha primeira vez. Tudo aqui é incrível. Não dá vontade de ir embora", confidenciou ela, garantindo que, a partir de agora, vai adotar o hábito da leitura e, com isso, complementar os estudos em sala de aula.


*Sob supervisão