06/11/2023 10:16 | Educação

Estudantes da rede estadual destacam apoio de escolas e aulões da Seduc em sua preparação para o Enem

Em todo o estado, 26 cidades tiveram aplicação do exame

Candidatos fizeram provas de ciências humanas, linguagens e redação

Ana Paula Lins /Ascom Seduc

Ana Paula Lins/Ascom Seduc, com informações do Inep

Mais de 22 mil estudantes da rede estadual se fizeram presentes ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo (5). Mesmo ansiosos, eles se mostraram confiantes em relação ao seu desempenho na principal porta de acesso ao Ensino Superior. E, para isso, tiveram apoio de suas escolas e dos aulões promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Em Maceió, as candidatas Aline Vitória dos Santos e Débora da Conceição, alunas da Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão, chegaram cedo ao seu local de prova, a Escola Estadual Miram Marroquim, no Jacintinho. “Como ainda estou na 2ª série do ensino médio, estou fazendo como treineira para saber como é a prova”, contou Aline. “Quero fazer Fisioterapia, e, na escola, tivemos muitos aulões”, disse Débora.

Também locadas na Miran Marroquim, as estudantes Jaiane Marinho, da Escola Estadual Claudizete Eleutério Lima, de Rio Largo e Tarissa Fonseca, da Escola Estadual Aurelina Palmeira, de Maceió, destacaram o apoio de suas escolas e a qualidade dos aulões da Seduc.

“Lá no Claudizete, além das dicas nos aulões, nossos professores sempre nos motivaram e nunca nos deixaram desistir”, revelou Jaiane, cujo sonho é cursar Psicologia. “O Enem é o nosso futuro e, por isso, aproveitei todas as oportunidades de aulões seja os da escola ou os da Seduc. E também mantive rotina diária de duas horas de estudo por dia”, estimou Tarissa, que almeja uma vaga no curso de Letras-Português/Inglês.

Foco

Alunos da Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, os amigos João Vítor Dias, Israel Pantoja, e Alessandra dos Santos fizeram prova na Escola Estadual Irene Garrido, no Conjunto Dubeaux Leão. Eles também participaram dos aulões promovidos pela Seduc e concordam que estes momentos os ajudaram a se prepararem melhor para a prova.

"Durante os aulões peguei várias dicas, em especial na redação, onde tive várias explicações sobre temas que não dominava”, apontou João Vítor, que busca uma vaga em Direito ou Psicologia. “Abri mão de muitos finais de semana com os amigos para estar nos aulões e sei que valeu a pena. E por sermos uma escola de ensino integral, também pude aprender mais”, complementou Israel, que deseja uma vaga em Jornalismo.

Já Alessandra disse que relaxar é importante. “Estudar é essencial, mas relaxar também é. E para não ficar nervoso, é importante lembrar que o Enem é mais uma dentre várias provas que você fez na vida”, aconselhou a jovem que quer cursar Educação Física.

Também alocado na Irene Garrido, o estudante Francisco Cristiano, da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, do Eustáquio Gomes, elogiou a qualidade dos aulões da Seduc e disse que o Enem é uma experiência transformadora. “Os professores nos passaram experiência e isso ajuda a gente se manter tranquilo. Recomendo a qualquer pessoa, não importa a idade, que faça o Enem, pois isso vale tanto para sua ascensão econômica como pessoal”, apontou o garoto, que pretende fazer Odontologia.

Exemplo

Aos 75 anos de idade, dona Cícera Paulino foi uma das primeiras a chegar à Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral, na Santa Lúcia. Simpática e carismática, a idosa - que retomou seus estudos graças ao Programa Vem que dá Tempo e à Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Padre Cabral, em Fernão Velho, esbanjou animação e deu um conselho aos demais candidatos.

“Pense sempre positivo, não desista, vá em frente. Eu não vou desistir”, orientou Cícera, que almeja cursar Dança, na Universidade Federal de Alagoas.

Enem em Alagoas

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 70% dos 82.762 inscritos de Alagoas se fizeram presentes no primeiro dia de provas do Enem. Vinte e seis municípios foram polos de aplicação do exame.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, desejou boa sorte aos candidatos e agradeceu o empenho dos professores no preparo de seus alunos. “Desejo sucesso a todos os candidatos e faço um agradecimento especial a nossos professores, os quais estiveram lado a lado com os alunos desde o início das inscrições até o dia de aplicação do exame”, apontou Roseane.

Já a gerente Especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, lembrou que, além dos 13 aulões presenciais, a Seduc promoveu aulões pela internet.

“Estamos muito confiantes em relação à participação e ao desempenho de nossos estudantes no Enem. Tivemos um calendário intenso de aulões e toda a equipe das escolas também se envolveu na mobilização dos estudantes”, pontuou a gerente.