15/09/2023 17:05 | Direitos Humanos

Estado promove treinamento para entidades estaduais e municipais que atuam na defesa da mulher

Evento realizado pela Semudh ocorreu na Escola de Governo e teve o apoio do Mapa do Acolhimento


Objetivo do evento é fortalecer a rede de enfrentamento do Estado

Ascom Semudh


Daniel de Oliveira / Ascom Semudh

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) realizou nesta quinta-feira (14) uma formação para gestores e profissionais que atuam em órgãos e equipamentos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Com o tema “Violência de Gênero: desafios e encaminhamentos práticos”, o evento aconteceu na Escola de Governo de Alagoas e contou com a participação de representantes do Estado e municípios.

 

O momento de aprendizagem e troca de experiência foi fruto da parceria entre a Semudh e o Mapa de Acolhimento, que é uma iniciativa da sociedade civil presente em todos os Estados e que oferece atendimento jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência.



 

Com o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento do Estado, a formação contou com palestras, dinâmicas e trocas de experiências de atendimento e acolhimento. O momento de aprendizagem também propiciou um maior diálogo entre os órgãos e mecanismos municipais de políticas da mulher, direitos humanos e assistência social com o Governo do Estado.

 

“A necessidade de promover uma formação continuada para gestoras, gestores e profissionais que acolhem e atendem a mulher é constante. Precisamos ter uma rede integrada e bem articulada para garantir a segurança e a vida digna para todas as alagoanas”, afirmou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.

 



A gerente de Articulação e Execução de Políticas para a Mulher da Semudh, e coordenadora da Central de Atendimento à Mulher (Ceam), Martha Cardoso, explicou que eventos como esse são importantes para alinhar a atuação em conjunto. “Nós temos muitos desafios, principalmente em relação a fluxos e encaminhamentos. Essa parceria com o Mapa do Acolhimento possibilitou um maior atendimento, onde ouvimos e capacitamos mais municípios e órgãos do Estado”.

 

Já a analista jurídica do Mapa de Atendimento, Márcia Ribeiro, vê o diálogo entre a rede como uma estratégia importante para a erradicação do machismo e todos os seus desdobramentos. “Essa formação visa explicar os aspectos que levam à violência, como realizar o atendimento adequado e como a rede pode se tornar cada vez mais eficaz no enfrentamento ao feminicídio. Nós entendemos que a capacitação é de grande valia e tem poder para causar um grande impacto na atuação dos servidores do Estado e dos municípios”, afirmou.

 

Participaram da formação quinze municípios, além da Casa da Mulher Alagoana, Rede de Atendimento às Violências (RAV), Patrulha Maria da Penha, Arsal, Seris, SSP e Secdef. Durante os próximos meses acontecerão mais momentos como este com órgãos e equipamentos que realizam o atendimento à mulher vítima de violência.



Leia Também

Caso Braskem: Governo de Alagoas exige presença de moradores e prefeitos em negociações

Leia mais

Paulo assina parceria para transformar Nordeste em líder global de produção de Hidrogênio Verde

Leia mais

Creche Cria da Grota do Cigano será entregue pelo Governo de Alagoas

Leia mais