10/08/2021 15:28 | InstitucionalAssistência Social

Estado mobiliza municípios a incluírem primeira infância no Plano Plurianual (PPA)

Selo CRIA será destinado às cidades alagoanas que priorizarem as crianças


Felipe Brasil


Iara Malta

O Governo do Estado realizou, hoje (10) uma live para convidar os municípios alagoanos a incluírem investimentos na primeira infância dentro do Plano Plurianual (PPA). O evento contou com a participação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), que vai ofertar um curso de capacitação aos gestores públicos sobre o tema.

O objetivo do Governo é estimular os municípios a implantarem políticas públicas planejadas para atender gestantes e as crianças mais vulneráveis, assim como já acontece em âmbito estadual com o CRIA – Programa Criança Alagoana. “Precisamos atuar em conjunto com os municípios para alcançarmos melhores resultados nos cuidados com a primeira infância, e a participação dos municípios é imprescindível”, afirmou a coordenadora intersetorial do CRIA, Shirley Araújo.     

O curso tem duração de 25h, totalmente online, gratuito e está com as inscrições abertas. Para a representante da FMCSV, Larissa Araújo, esse é o caminho mais eficaz para tirar milhões de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social no Brasil. “As políticas públicas precisam ser planejadas e incluídas no orçamento, desta forma podemos garantir sua eficácia e mensuração dos resultados para a sociedade”, destacou Larissa Araújo.  

ESTADO

Para reforçar o chamamento aos municípios para realização do curso e inserção da primeira infância no PPA, o secretário de planejamento e gestão do Estado (Seplag), Fabrício Marques, colocou a equipe técnica da secretaria à disposição da AMA para ajudar na elaboração do projeto de lei. “Vamos elaborar uma minuta padrão para dar agilidade na redação do projeto de lei. Mesmo com um prazo curto para apresentação do PPA, agora dia 31 de agosto, esse é um processo rápido que todos os municípios ainda podem fazer”, disse Fabrício.


O secretário Fabrício Marques anunciou durante a live que os municípios que fizerem o curso e incluírem a primeira infância no PPA 2021-2024 receberão o Selo do CRIA. “O selo é um reconhecimento do Governo do Estado às cidades alagoanas que estão voltando seus cuidados às novas gerações, atuando hoje para garantir um futuro melhor”, explicou o secretário.

O prefeito de Capela, Adelminho Calheiros, fez a condução da live como representante da AMA, que contou com a participação da maioria dos municípios alagoanos. Os gestores públicos podem fazer a inscrição no curso através do site da FMCSV, em www.fmcsv.org.br.