13/08/2023 13:26 | Segurança

Especial Dia dos Pais: A Briosa e um elo de amor que atravessa o tempo


Ascom PM

A força, a coragem e o instinto protetor são características presentes tanto na figura paterna quanto na atividade policial. E foi com esses pilares que o 1º sargento Manoel Borges, da Polícia Militar de Alagoas, construiu uma base familiar e profissional sólida, tendo como alicerce o amor. São quase 34 anos de serviços prestados à Briosa, e uma vida inteira de dedicação aos familiares, em especial, aos seus filhos. 


E foi o exemplo do sargento Manoel Borges que impulsionou seu filho Vinicius a seguir os passos daquele que é a sua referência humana e profissional. Aos 24 anos de idade, o rapaz está no Curso de Formação de Praças 2023 e sonha em vestir a farda que seu pai tanto se orgulha de vestir. V. Borges, como é chamado, não esconde que seu pai foi determinante para que ele escolhesse a carreira militar.


“Eu sempre quis ser Policial Militar, e o fato de ter crescido e vivenciado a rotina do meu pai serviu de combustível para que aquele desejo se tornasse uma realidade. Ele foi decisivo para a minha formação pessoal e agora, na profissional. Estando presente em todos os momentos de dificuldades, em especial na jornada do concurso público que culminou na minha aprovação.” 


Um dos grandes desafios daqueles que abraçam a missão de serem policiais militares é conciliar as escalas de serviços e o tempo longe do lar. Por vezes, essa rotina faz com que a ausência deles seja sentida por familiares em momentos do cotidiano. Vinícius experimenta pela primeira vez essa mistura de sentimentos. Outrora, observava com o coração apertado o seu pai ir ao serviço, torcendo pela sua volta o mais breve possível. 


Hoje, ele é pai da pequena Ayla Vitória, de apenas seis meses de vida. A rotina no Centro de Formação e a distância de sua terra natal, União dos Palmares, faz com que a saudade seja um sentimento presente no dia a dia do futuro soldado. Atualmente, Vinícius mora em Maceió e conta com o suporte de outros quatro formandos para superar os desafios e a distância da família.  


Apesar das dificuldades, Vinicius se mantém firme em busca de seus propósitos. Ele não esconde o desejo de realizar um sonho: servir à sociedade alagoana ao lado do seu pai. Atualmente, o sargento Manoel Borges está lotado no 2º Batalhão e é pra lá que Vinicius pretende ir.


A caminhada da família de Vinicius é formada por um elo de amor em comum, a Polícia Militar de Alagoas. Foi no exemplo do passado que ele buscou forças para pavimentar um presente de luta em busca de um futuro exitoso ao lado daqueles que são o combustível da sua felicidade: a família.