08/09/2023 15:38 | Educação

Escolas podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico até domingo (10)

Provas podem ser aplicadas até 12; em 2022, Alagoas teve 39 premiados

A segunda fase das olimpíadas será realizada no período de 5 a 7 de outubro e a divulgação dos alunos medalhistas está prevista para novembro

Cortesia

Ana Paula Lins e Vitor Manoel* / Ascom Seduc, com informações da OBRL

Escolas públicas e particulares têm até o próximo domingo (10) para inscreverem seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). O procedimento deve ser feito pelo site  www.obrl.com.br  com um pagamento de taxa de R$180 para as escolas públicas e R$ 360 para as particulares. As provas já estão disponíveis para download neste mesmo site e podem ser aplicadas até o dia 12.

A OBRL visa estimular o interesse dos estudantes pelo mundo dos jogos e desafios lógicos, desenvolvendo nos mesmos a capacidade de concentração na solução de problemas. A competição é dividida em seis níveis:  Teta – para alunos do 4º e/ou 5º ano do Ensino Fundamental;l Alfa – para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental; Beta – para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental; Gama – para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental; Ômega – para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e  Delta – para alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

A segunda fase das olimpíadas será realizada no período de 05 a  07 de outubro  e a divulgação dos alunos medalhistas está  prevista para novembro. Serão  entregues 140 medalhas de ouro, 280 medalhas de prata e 420 medalhas de bronze para os estudantes que conquistarem as melhores pontuações em seus níveis.

Na Escola Estadual Djalma Barros Siqueira, em Coruripe, todos os 1.400 estudantes estão inscritos na prova, que, na escola, será aplicada na segunda-feira 11. “Será nossa primeira participação na OBRL e estamos otimistas em relação aos resultados”, revela o professor Antônio Marcos. “Nossa escola já teve excelentes resultados em olimpíadas de matemática, em especial a OBMEP. Esse ano, estamos buscando bons resultados também na OBRL”, reforça a gestora Elda Rocha.

ALAGOAS

Alagoas teve 39 medalhistas na edição 2022 da OBRL. Na cidade de Palmeira dos Índios foram 10 medalhas, sendo 4 na Escola Municipal Gerson Jatobá, 3 na Escola Estadual Humberto Mendes e 3 na Escola Estadual Nova Jersey. Pelo Nível Alfa, foram premiados Cauê Afonso Tenório Costa, ouro pela Humberto Mendes; Gustavo Barros; ouro pela Nova Jersey; e Aline Gomes e Jonathas Cauê Lima de Oliveira, ambos prata pela Humberto Mendes. Já no Nível Beta, Carlos Gustavo Gomes Cavalcante e Jhonata Gabriel Mendonça de Oliveira conquistaram o bronze para a Nova Jersey.

“Alagoas, tivemos cinco medalhistas de ouro e, dentre eles, dois são alunos da rede estadual aqui de Palmeira. Um feito que merece ser celebrado, pois trata-se de uma olimpíada muito difícil”, observa o professor Lucyan Mendonça, que preparou os estudantes das duas escolas.

Os gestores das duas instituições também celebram as conquistas dos estudantes. “Temos muito orgulho dos nossos alunos que, cada vez mais vem se destacando nas olimpíadas de conhecimento, a exemplo da Olimpíada de Astronomia, a OBA”, declara o diretor da Nova Jersey, Adelmo Medeiros. “Ficamos muito felizes pela conquista de nossos estudantes não só na OBRL, mas também em outras olimpíadas como a Canguru de Matemática, a OBA e a Matemática sem Fronteiras”, afirma Claudean Ferro, gestor da Humberto Mendes.

*Sob supervisão