Escolas da rede estadual conquistam medalhas na Maratona Alagoana de Lógica
Escolas Humberto Mendes, Almeida Cavalcanti e Theotônio Vilela Brandão serão premiadas na próxima quinta-feira, em evento na Ufal
Evento teve jogos e prova de raciocínio lógico
Ascom Seduc
Ana Paula Lins / Ascom Seduc
Três escolas estaduais conquistaram medalhas na Maratona Alagoana de Lógica, realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As escolas estaduais Humberto Mendes e Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios, e Theotônio Vilela Brandão, de Maceió, conseguiram ouro e bronze na competição, e serão premiadas na próxima quinta-feira (19), às 14h30, no auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A.C. Simões.
O evento, promovido pelo Instituto de Matemática da Ufal no último dia 30, contou com 32 escolas públicas e privadas - sendo quatro da rede estadual – e 120 equipes compostas de alunos do ensino fundamental ao médio, que participaram de competições de jogos de xadrez, mancala, trilhas, damas, cubo mágico e de uma prova com 12 questões de raciocínio lógico. Na prova, 44 equipes foram premiadas, sendo quatro da rede estadual.
A Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, foi ouro no Nível 2 (6º e 7º anos do ensino fundamental) com equipe formada pelas alunas Maria Isadora Brito, Rikelly Tauany da Silva Ribeiro e Maria Vitória Sabrina da Silva Nascimento. Também de Palmeira, a Escola Estadual Almeida Cavalcanti teve bronze com duas equipes no Nível 4 (ensino médio), com os estudantes Tézia dos Santos Silva, Ariel Roberto Mendes de Lima, Pedro Arthur Silva Azevedo, Carlos Augusto Cardoso da Silva, Anita Grazielly Vieira Mendonça, José Gabriel da Silva Vilela, Dimas Gabriel Lima Toledo de Oliveira e Filemon Marcelo da Silva Leite. Também foi bronze no Nível 4 o estudante Ruan Lima, da Theotônio Vilela Brandão.
Premiados
Os estudantes premiados no evento destacam a importância da conquista. “Participar da Maratona Alagoana de Lógica foi uma experiência única e gratificante. Amei tudo e me senti realizada. E graças a esse mundo olímpico, passei a gostar mais da matemática”, afirmou a medalhista de ouro Maria Isadora Brito.
Os medalhistas de bronze Anita Grazielly e José Gabriel Vilela, da Almeida Cavalcanti, têm pensamento similar. “Eu amei participar da maratona, que é uma maneira de estimular a organização das informações em nossa mente e aguçar o desempenho de várias outras tarefas”, observa a aluna. “Testes assim nos fazem pensar sobre nossos conhecimentos e capacidades e nos levam a experiências incríveis", complementa José Gabriel.
Escolas e professores também celebraram o feito. “A Escola Estadual Humberto Mendes está muito feliz com essa premiação. Nossos professores estão trabalhando e incentivando muito os nossos alunos a participarem de olimpíadas, mostrando a importância da lógica e da matemática em nosso cotidiano. Estamos no caminho certo, pois cada medalha adquirida para o nosso aluno é um degrau em seus conhecimentos. E termos uma equipe composta só por meninas mostra que as mulheres estão quebrando tabus e mostrando seu talento para as exatas”, comemora a diretora Claudean Ferro.
Coordenador pedagógico da Almeida
Cavalcanti e responsável por ter preparado os estudantes de Palmeira
para a Maratona, o professor Lucyan Mendonça ressalta o aspecto integrador do
evento. “A Maratona reúne jogos e prova de raciocínio lógico,
aumentando a criatividade, concentração e interesse do aluno. Fora isso, eles
tiveram a oportunidade de interagir com outras escolas e de conhecer a
universidade”, pontua Lucyan.
As escolas estaduais Ana Coelho Palmeira, de Maceió e Djalma Barros Siqueira, de Coruripe, também participaram do evento. Para Antônio Marcos Honorato, professor da Djalma Barros Siqueira, a Maratona é um instrumento transformador na vida dos estudantes. “Trata-se de um evento que não só premia, mas mostra como a matemática pode mudar a vida desses estudantes, independente dos resultados. Esta foi a nossa segunda participação consecutiva e levamos 14 alunos”, disse.
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