30/06/2023 10:00 | Turismo

Escola do Turismo: Setur promove inscrições presenciais em Marechal Deodoro

Oportunidades de capacitação gratuita para impulsionar o setor turístico são oferecidas em parceria com o Senac


Inscrições presenciais para os cursos do Programa Escola do Turismo foram abertas esta semana no município de Marechal Deodoro

Ascom Setur


Thyeres Medeiros/Ascom Setur

Com intuito de resolver um dos principais gargalos do turismo, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) promoveu, esta semana, na cidade de Marechal Deodoro, as inscrições presenciais para os cursos do Programa Escola do Turismo. Oferecendo capacitação gratuita para profissionais da área e jovens em busca do primeiro emprego, o programa funcionará na cidade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 


Ao todo, 27 municípios alagoanos serão cidades-polo do programa, que ofertarão cursos gratuitos ministrados pelo Senac e pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal). Para o mês de julho, 840 vagas em turmas gratuitas foram disponibilizadas e a expectativa é de que 11 mil vagas sejam preenchidas ao longo do programa.


 


De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, esta iniciativa para qualificação de profissionais do turismo em Alagoas é uma demanda do próprio trade turístico. "A parceria com o Senac para os cursos a serem realizados na cidade de Marechal Deodoro é fundamental para promover a capacitação de profissionais da área. Estima-se que já existem 50 mil vagas ociosas por falta de mão de obra qualificada em Alagoas, e com o nosso trade turístico em expansão, precisamos promover cada vez mais políticas públicas para qualificar os alagoanos", destacou a secretária.

 


Ainda segundo dados da Setur-AL, 17 hotéis estão em construção no estado e devem entrar em operação até 2024, trazendo 4 mil novos leitos para o setor que conta, atualmente, com mais de 40 mil. Com isso, a expectativa é que mais 2 mil empregos diretos e mais 6 mil indiretos sejam gerados.

 


Os cursos oferecidos em Marechal Deodoro pelo Senac são qualidade no atendimento em serviços de alimentos e bebidas, com carga horária de 20h; e elaboração de cardápios, planejamento e precificação, com 16 horas de aula. Para conferir todos os cursos disponíveis, é só acessar o site setur.al.gov.br, clicar no botão Escola do Turismo e selecionar a cidade desejada.

 


Para cursos ministrados pelo Senac, as inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da instituição em Maceió e Arapiraca. Já para os cursos lecionados pelo Sindhal, é possível se inscrever de forma online no site da Setur: setur.al.gov.br.