10/07/2023 18:45 | Assistência Social

Equipes da Seades visitam municípios afetados pelas fortes chuvas

No total, 32 municípios alagoanos estão em situação de emergência

Equipe foi ver de perto quais as necessidades prioritárias das pessoas desabrigadas

Ascom Seades

Luiz Luan / Ascom Seades

Equipes da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Seades) se dividiram, no domingo (9) para visitar os municípios de Alagoas que estão em situação de emergência devido às fortes chuvas que acometeram o estado durante o fim de semana. O objetivo foi conversar com gestores, técnicos e moradores que foram afetados para entender quais as necessidades prioritárias e traçar estratégias de apoio de acordo com as demandas.

Luciana Omena, chefe de gabinete da secretaria, e Deirise Salgueiro, assistente social da Gerência de Proteção Social Especial, estiveram em três municípios da região Norte que foram severamente atingidos pelo temporal: São Miguel dos Milagres, Porto Calvo e Matriz de Camaragibe.

Em São Miguel dos Milagres, as servidoras visitaram a Escola Luiz Verçosa de Albuquerque, que está servindo de abrigo. Em seguida, acompanharam a secretária municipal de Assistência Social, Simone de Paula, que mostrou locais mais atingidos pela chuva. De acordo com o último levantamento da Defesa Civil, 160 pessoas ficaram desabrigadas na cidade, e outras 2848, desalojadas.

Em Porto Calvo, 78 pessoas estão desalojadas e 12 desabrigadas, além de mais de 10 famílias ilhadas na região conhecida como Planalto. A prefeita Eronita Spósito e o coordenador-geral da Secretaria Municipal de Assistência Social Humberto dos Santos Lins guiaram-nas por dois abrigos, o Ginásio Poliesportivo Cícero Machado Lins, que até então abrigava seis pessoas, e a Escola Ceci Cunha, com 15.

Durante a visita à escola, as servidoras puderam presenciar um momento especial. Uma das crianças que estão sendo assistidas junto com suas famílias comemorou seu aniversário de 3 anos no abrigo. A prefeita e a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social providenciaram uma festa, com direito a ornamentação e convidados, para que ela pudesse celebrar a data, apesar do momento difícil.

Em Matriz do Camaragibe, o prefeito Fernando Cavalcante mostrou às servidoras o Centro Juvenil Dom Bosco, onde 288 pessoas estão abrigadas. O município, até então, é considerado o local com mais cidadãos atingidos pelas chuvas em Alagoas. No momento, 3.158 encontram-se desalojadas e outras 390, desabrigadas.

Na região metropolitana do estado, a superintendente de avaliação e gestão da informação da Seades, Socorro França, visitou o bairro de Fernão Velho, em Maceió, onde pôde conversar com moradores desabrigados e líderes comunitários na Escola Padre Cabral, que acolhe 110 pessoas em seu espaço.

Logo após, caminhou pelas ruas do município de Satuba junto a assistentes sociais para conhecer a realidade pela qual o município passou nos últimos dias, além de visitar a Escola Municipal Deputado Rubens Canuto, que abriga 15 pessoas, dentre as 24 desabrigadas. Outras 40 estão em situação de desalojamento.

A superintendente de assistência social da Seades, Genilda Leão, esteve em Marechal Deodoro, acompanhada da gerente de proteção social básica da Seades, Simone Sampaio. Elis Correia, superintendente municipal de habitação, guiou-as por locais atingidos e mostrou a Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante, que abriga 143 pessoas em suas dependências. O município foi um dos mais afetados, com 3.002 pessoas desalojadas e 501 desabrigadas.

Até o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 25.313 alagoanos foram atingidos de alguma forma pelas ações da chuva. Além dos municípios visitados pela equipe da Seades, outros 27 tiveram situação de emergência decretada devido às enchentes: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Branquinha, Cajueiro, Capela, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Viçosa.