27/07/2023 17:36 | Assistência SocialGestão e FinançasDesenvolvimento Social

Equipe da Nota Fiscal Cidadã visita instituições sociais no interior de Alagoas

Encontro ocorreu em cinco entidades nos dias 20 e 26 deste mês nos municípios de São Luís do Quitunde, Boca da Mata e São Miguel dos Campos


Com recursos da NFC instituições melhoram os serviços prestados à comunidade

Ascom Sefaz


Karyne Gomes / Ascom Sefaz

A equipe do Programa de Educação Fiscal (PEF) da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) prosseguiu com o calendário de visitas nas instituições sociais participantes da campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC). O encontro aconteceu nos dias 20 e 26 deste mês de julho.


Durante o percurso, foram realizadas visitas em cinco entidades em diferentes regiões do estado: a Associação dos Deficientes Físicos (Adefisalq) no município de São Luís do Quitunde; Associação dos Deficientes Físicos (Adefisbom) no município de Boca da Mata; além da Associação dos Deficientes Físicos (Adefsmic), Associação São Francisco Xavier e Casa de Restituição Shalom no município de São Miguel dos Campos.


A chefe de Educação Fiscal da Sefaz, Juliane Calheiros, destacou o quanto é orgulhoso saber que diversas instituições sociais estão cada vez mais investindo em sua estrutura. “Dessa forma, as entidades demonstram um comprometimento em proporcionar uma boa qualidade de vida para a população de cada região”, comentou.


Em São Luís do Quitunde

Criada há 16 anos, a Associação dos Deficientes Físicos (Adefisalq) tem o intuito de defender os interesses das pessoas com deficiência física. Atualmente, auxilia cerca de 300 quitundenses. De acordo com o diretor da instituição, Edmilson José, foram comprados diversos materiais e equipamentos.


“Investimos em toda a sala de fisioterapia. Também adquirimos um ar condicionado, duas poltronas para a sala de psicologia, um tablet, um notebook, uma impressora, uma geladeira, sessenta cadeiras, dez mesas e um armário. Ou seja, esses recursos são importantes, pois trazem muitos benefícios, principalmente, para os assistidos da nossa instituição”, pontuou o diretor.


Em Boca da Mata

A Associação dos Deficientes Físicos de Boca da Mata (Adefisbom) tem 18 anos de atuação e atende as necessidades da sociedade, incluindo a oferta de muletas, cadeiras de rodas, marcações de consultas e obtenção de aparelhos auditivos, entre outros. O intuito é ampliar esse trabalho e conceder um ambiente mais desenvolvido. Em média, a entidade auxilia cerca de 600 pessoas anualmente.


“Com o dinheiro da NFC, a instituição adquiriu materiais tanto voltado para a área da fisioterapia, quanto para o desenvolvimento do ambiente de trabalho, como ar-condicionado, ventilador, computador e impressora, além de reformas no prédio, como no banheiro, pintura, portões, encanações e outros”, expressou a coordenadora Kadja Carolyne.


Em São Miguel dos Campos

Com 26 anos de história, a Associação dos Deficientes Físicos (Adefsmic) tem como finalidade lutar pelos direitos das pessoas com deficiência e atua como  prestadora de serviços na área de reabilitação. Os principais serviços incluem reabilitação física, esporte adaptado, inserção no mercado de trabalho, capacitação profissional, encaminhamento para concessão de órteses e próteses. Ao todo aproximadamente 800 pessoas são beneficiadas.


“Os recursos da NFC nos permite fazer alguns investimentos, seja na estrutura física do prédio, compra de equipamentos e mobiliário. Nosso projeto atual é montar uma sala de integração sensorial para atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e outros. Já adquirimos equipamentos de fisioterapia e eletroeletrônico, bem como reformamos a fachada e implantamos a sala de fisioterapia respiratória”, disse o presidente, Ednaldo Vitor.


Existente há um ano, a Associação São Francisco Xavier tem como objetivo realizar ações de assistência social de forma gratuita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, visando à garantia da vida, a redução de danos e a prevenção. Atualmente, a associação auxilia entre 80 a 120 pessoas.


“Graças aos valores recebidos, está sendo possível a construção desse espaço para acolher as famílias vulneráveis da comunidade. A associação está finalizando a construção de uma sala de corte e costura, sala de informática, dois banheiros, sala para o projeto de vestidos de noiva, fisioterapia, serviços de escuta, etc. Além disso, também está sendo construído um quarto suíte para acolher as irmãs que irão prestar serviços na mesma área", falou a presidente, Dilia Esther.


Há 14 anos, a Casa de Restituição Shalom (Cares) tem a finalidade de prestar assistência, recuperação e reabilitação espiritual, física, mental, moral e social para pessoas dependentes de entorpecentes e drogas. A entidade tem capacidade para abrigar 50 pessoas na modalidade adulta e 40 na categoria adolescente, ambos do sexo masculino.


“Com os recursos que conquistamos através dos sorteios, conseguimos comprar duas motos, equipamentos como TVs, impressoras, notebooks, ventiladores, freezer, cadeiras e mesas de PVC, energia solar, bem como construímos dois anexos ao prédio destinado ao escritório administrativo para adultos e adolescentes. Tudo para colaborar com as atividades aos assistidos da nossa associação”, mencionou a presidente, Luciana Félix.