01/08/2023 09:19 | Cultura

Encontro de Bibliotecas e Museus capacita sobre a importância dos equipamentos culturais no estado

Oficinas, palestras, diálogos e apresentações culturais em União dos Palmares marcaram mais uma edição do evento

Alexandre Teixeira

João Brito / Ascom Secult

Com o objetivo de ampliar o funcionamento e ressaltar a importância da atividade dos equipamentos culturais no Estado, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), realizou, na última sexta-feira (28), em União dos Palmares, o VIII Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas e III Encontro Regional de Gestores de Museus – Região Serrana dos Quilombos de Alagoas.

O evento, organizado pelo Sistema Alagoano de Museus e Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, reuniu líderes e gestores das principais bibliotecas e museus dos municípios da região para um intercâmbio de ideias e estratégias para ampliar o funcionamento dos equipamentos culturais.

A coordenadora dos Sistemas Alagoano de Museus e de Bibliotecas Públicas do Estado, Mira Dantas, ressaltou que esses encontros fortalecem as atividades dos equipamentos culturais no estado. “Esse é um momento ímpar para discutirmos junto à comunidade da gestão de bibliotecas e museus a importância do funcionamento desses equipamentos, que carregam história e memória da nossa cultura. Queremos que todas as pessoas nativas do estado e turistas façam uma imersão cultural por meio de cada equipamento”, disse.

O evento faz parte de uma série de encontros realizados pela Secult, que busca beneficiar diversas regiões do estado com aprendizados e fomento à valorização da cultura local. A coordenadora assegurou que essa iniciativa continuará sendo realizada, garantindo que todos os cantos do estado serão contemplados. “Estamos indo para a oitava edição com os gestores de bibliotecas e a terceira de museus, e o objetivo é continuar expandindo para todas as regiões do estado, sempre incentivando e fortalecendo o fomento à cultura. Temos o objetivo de reafirmar o valor cultural de um povo e preservar algo que é nosso”, complementou.

Esses encontros fazem parte de uma série de iniciativas promovidas pela Secult, visando beneficiar diversas regiões de Alagoas com aprendizados e o estímulo à valorização da cultura local. Mira Dantas garantiu que essa iniciativa continuará sendo realizada, abrangendo todos os cantos do estado. “O objetivo é reafirmar e preservar o valor cultural do povo alagoano, mantendo viva a essência do que é genuinamente nosso, expandindo as ações ainda mais, alcançando todas as regiões, sempre incentivando e fortalecendo o apoio à cultura.”, destacou.

Durante o encontro foram ministradas oficinas de organização de acervos bibliográficos e museais, bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios, entrega de kits de livros e apresentações culturais.

Aproximadamente 50 pessoas estiveram presentes no evento, dentre elas o vice-prefeito de União dos Palmares, José Iran Menezes da Silva Júnior; a diretora da Biblioteca Pública Municipal de União, Betânia; a secretária Municipal de Cultura Elizabeth Oliveira; a  diretora de Gestão da Secretaria Municipal de Educação, Rimelc Shirley Lins de Albuquerque Pontes Cavalcante; a diretora de Ensino, Maria Madalena da Silva, e o representante da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, Manoel Messias da Silva.