25/08/2023 16:38 | Educação

ENCCEJA: Mais de nove mil alagoanos vão participar do exame nacional no próximo domingo

Alagoas terá oito polos para aplicação das provas, voltadas à conclusão do Ensino Fundamental e Médio


Para a avaliação são aplicadas provas objetivas e uma redação

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Manuella Nobre / Ascom Seduc

Alagoas tem 9.613 pessoas inscritas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Promovido pelo Governo Federal, o exame acontece neste domingo (27) e é destinado aos jovens e adultos que interromperam os estudos e buscam retomar a escolaridade por meio da certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Em todo o Brasil, mais de um milhão de brasileiros vão participar das provas.


Oito municípios alagoanos são polos de aplicação das provas: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. A abertura dos portões está marcada para 8h da manhã e o início das provas será às 9h. A gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Dirlene Monte, faz um alerta aos candidatos no dia do exame.


“É muito importante que o candidato, se possível, conheça o local da prova com antecedência e chegue cedo no dia, munido de documento de identificação com foto, garrafa transparente com água, canetas de tinta preta com material transparente”, orienta Dirlene.


A prova

A avaliação está estruturada em provas objetivas e uma redação. A prova objetiva engloba as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado, o candidato precisa de uma nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.


Para participar da prova do Ensino Fundamental, os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos, enquanto, no Ensino Médio, a exigência é de 18 anos completos. A participação no Encceja é voluntária e gratuita.