10/01/2023 12:29 | SegurançaInstitucional

Emoção e reconhecimento na entrega de medalhas do Mérito Policial e de Honra ao Mérito Policial Anderson Lima

Premiação homenageia autoridades, servidores públicos e pessoas que prestaram relevantes serviços à Polícia Civil e à sociedade alagoana

Delegado-geral, Gustavo Xavier; presidente do Tribunal de Justiça, Klever Loureiro; presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, e secretário de Segurança, Flávio Saraiva

Ascom PCAL

Jaime Feitosa / Ascom PC

O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, viveu um momento de muita emoção na segunda-feira (9), com a entrega da “Medalha do Mérito Policial” e da “Medalha de Honra ao Mérito Policial Civil Anderson Lima”, pela Polícia Civil de Alagoas. O secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, que presidiu a solenidade, representou o governador Paulo Dantas, que, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estava em Brasília para um encontro de todos os governadores.

Antes das homenagens foram exibidos vídeos sobre as ações da Polícia Civil e detalhes sobre a vida profissional do policial civil Anderson Lima, morto em confronto com assaltantes, em 12 de novembro de 2009, no Centro de Maceió. No segundo vídeo, o filho de Anderson, Anderson Rubens Freires de Lima Silva, passou uma mensagem de orgulho pelo trabalho do pai.

A “Medalha do Mérito Policial”, que homenageia autoridades, servidores públicos e pessoas que prestaram relevantes serviços à Polícia Civil e à sociedade alagoana, foi entregue a personalidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre eles os deputados Marcelo Vítor, presidente do da Assembleia Legislativa Estadual, e Francisco Tenório, que também é delegado de polícia, além de secretários de Estado, delegados, agentes e escrivães de polícia.

Também foram homenageados o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Klever Loureiro; o vice-presidente José Carlos Malta; o desembargador João Luiz Azevedo Lessa; o juiz André Avancini; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto; o defensor público-geral, Carlos Eduardo Monteiro; e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa. O senador eleito Renan Filho, ex-governador de Alagoas e hoje ministro dos Transportes, foi homenageado, mas não pode comparecer à cerimônia.

Para o desembargador Klever Loureiro, a homenagem é o reconhecimento da parceria entre o Poder Judiciário e a Polícia Civil na manutenção da ordem pública.

O momento de maior emoção ocorreu no momento da entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Policial Anderson Lima” aos familiares do policial civil. Estavam presentes a mãe do policial, Zoraide de Lima Silva; a esposa, Valdenice Freire de Souza Lima; o filho, Anderson Rubens Freire de Lima Silva; e os irmãos Emerson José de Lima Silva e Lidiane de Lima Silva.

Esta foi a primeira vez que a medalha foi entregue. Ela reconhece os servidores da Polícia Civil de Alagoas que trabalham com bravura, zelo, dedicação e presteza na sua área de atuação. Os primeiros a recebê-la, após a entrega à família, foram o secretário de Segurança, Flávio Saraiva, e o delegado-geral Gustavo Xavier. Agentes de polícia foram igualmente condecorados.

O secretário Flávio Saraiva emocionou-se ao falar sobre o policial Anderson Lima, com quem trabalhou quando era o coordenador do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre). “Ele foi uma referência e um exemplo para todos os policiais civis”.

O delegado-geral Gustavo Xavier iniciou seu discurso fazendo uma homenagem à família de Anderson Lima e, em seguida, destacou alguns dos avanços alcançados em sua gestão à frente da Polícia Civil. Uma delas foi a inauguração da Delegacia dos Crimes contra os Vulneráveis “Tia Marcelina”, no Complexo de Delegacias Especializada, o Code, no bairro de Mangabeiras.

Esta unidade passou a investigar, num único local, os crimes cometidos contra os grupos vulneráveis, dentre eles, idosos, religiosos de matriz africana, pessoas com deficiências, quilombolas, população em situação de rua, negros, ciganos, índios, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Um avanço reconhecido por esses grupos.

Com a transferência da Delegacia de Defesa da Mulher 1, para o Code, foi possível instalar ali um Núcleo que atende 24 horas, o que representa uma mudança de paradigma no combate à violência contra as mulheres na Capital alagoana. O atendimento 24 horas para os casos de agressão e outros crimes era uma antiga reivindicação das mulheres.

Ainda de acordo com Gustavo Xavier, a criação da Gerência de Inteligência (Ginpol) vem contribuindo decisivamente no esclarecimento de crimes e prisão de criminosos, em Alagoas e fora do estado. “Estamos implementando a remoção de veículos apreendidos que estavam amontoados em delegacias e que vão para um terreno na parte alta de Maceió. Assim, vamos oferecer melhores condições de trabalho aos nossos policiais e também às pessoas que moram nas proximidades das unidades policiais e que reclamavam da presença desses veículos”, afirmou.

“Também estamos facilitando a vida do alagoano. Até bem pouco tempo quem tinha um veículo roubado ou furtado, e depois recuperado, tinha que vir a Maceió para retirar a queixa. Hoje, todas as regionais estão realizando este procedimento. Um incômodo a menos para a população”, completou o delegado-geral.

Também estavam presentes o presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol-AL), Antônio Carlos Lessa, e dirigentes dos sindicatos e associações de classe dos policiais civis. Os desembargadores Fernando Tourinho, Washington Luiz Damasceno, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Orlando Rocha e Ivan Brito prestigiaram a solenidade. O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Toledo, e o conselheiro Rodrigo Siqueira, também participaram do evento.