07/07/2023 19:00 | Saúde

Em três anos, Hospital Regional do Norte atendeu mais de 163 mil pessoas

Unidade, que funciona desde 7 de julho de 2020, é mantida pela Sesau e atende a dez municípios

HRN está situado em Porto Calvo e atende moradores de dez municípios da região Norte

Carla Cleto / Ascom Sesau

Josenildo Törres / Ascom Sesau

Em funcionamento há três anos, o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, contabilizou 163.882 atendimentos. A unidade, que funciona desde o dia 7 de julho de 2020, é mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e assegura assistência hospitalar regionalizada para os mais de 166 mil moradores de dez municípios da região norte do estado.

Desde que passou a funcionar, o HRN já realizou 72.672 exames de imagem e 407.184 exames laboratoriais. Quanto aos procedimentos cirúrgicos, a unidade hospitalar já fez 4.911, desde 19 de novembro de 2021, quando mudou o perfil assistencial, uma vez que, durante um ano e quatro meses, foram atendidos, exclusivamente, pacientes acometidos pela Covid-19.

Além de atender os moradores de Porto Calvo, onde está localizado, o HRN é referência para os moradores de São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi. O equipamento de saúde, que foi construído com recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 30,7 milhões, funciona em uma área de 11.320 m².

Estrutura

A unidade de saúde conta com 123 leitos e dispõe de equipamentos de última geração, como Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital, além de Ultrassonografia com Doppler. Também integra a estrutura do equipamento de saúde, uma maternidade com 30 leitos, composta de salas de pré-parto, parto e pós-parto, além das Alas de Pediatria e Neonatologia, além de um Centro de Referência em Especialidades, que assegura consultas eletivas e exames de diagnóstico.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o HRN representou mais uma etapa do Projeto de Regionalização da Rede de Saúde do Estado, iniciado em 2015. “Além dos cinco hospitais inaugurados em Maceió e dos três abertos no interior do Estado, incluindo o HRN, estamos construindo mais três novos hospitais. O HRN deve ser exaltado, por se tratar de uma unidade que assegura assistência qualificada, ágil e humanizada aos moradores do norte de Alagoas”, salientou o gestor da saúde estadual.

Constatação

A enfermeira Laís Pereira, de 29 anos, é a prova da eficiência do atendimento prestado pelo HRN. Ela foi atendida na maternidade da unidade hospitalar e deu à luz a sua segunda filha, Esther Victoria. A criança nasceu de um parto cesariano em janeiro deste ano e a mãe recebeu alta médica 48 horas após o nascimento do bebê.

“Eu tive uma experiência maravilhosa na Maternidade do Hospital Regional do Norte. Não tenho palavras para descrever, desde a recepção até a saída, fui muito bem tratada. A equipe de multiprofissionais a todo o momento estava lá para dar assistência, não só a mim, mas a todas as pacientes que estavam internadas no período em que estive no HRN”, relatou a mamãe da pequena Esther.