15/11/2023 16:01 | Institucional

Em dia festivo, Marechal Deodoro se torna mais uma vez sede do Governo de Alagoas

No feriado da Proclamação da República, Paulo Dantas transfere sede para município que foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839

Governador Paulo Dantas entre o vice-governador Ronaldo Lessa e o prefeito de Marechal Deodoro, Cacau diante do busto do proclamador da República: tradição mantida com Marechal Deodoro capital do Estado no 15 de novembro

Edvan Ferreira/ Agência Alagoas

Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas transferiu nesta quarta-feira (15) a sede do Governo de Alagoas para o município de Marechal Deodoro, cidade berço do proclamador da República. Primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839, o município de Marechal Deodoro voltou a ser a sede administrativa do Estado neste feriado que celebra os 134 anos da Proclamação da República do Brasil. A instalação foi oficializada pelo governador Paulo Dantas e pelo prefeito do município, Cláudio Roberto Ayres da Costa, o “Cacau”.

Em entrevista à imprensa, o governador destacou sobre a alegria em realizar a transferência do Governo e sobre a data que honra os alagoanos de uma forma em geral.

"Hoje a gente transfere o Governo de Alagoas aqui para a nossa primeira capital do estado, Marechal Deodoro, onde  temos a oportunidade de fazer várias ações e promover ainda mais serviços de qualidade para o povo aqui da cidade, que é muito importante para o desenvolvimento do estado de Alagoas. Marechal tem uma pujança econômica significativa, todo mundo conhece aqui, a importância cultural, a culinária extraordinária do município. Todo mundo conhece Massagueira, o Francês, as belezas naturais aqui da cidade de Marechal. Nós vamos cada vez mais unir forças e esforços para que Marechal continue alavancando o seu desenvolvimento", disse o governador.

"Aqui vamos também tocar agora com todo o vapor as obras da {Unidade de Pronto Atendimento} UPA que já tem mais de 50% de obra executada, e um equipamento importante. O prefeito tem nos cobrado bastante e quero agradecer ao deputado estadual Alexandre Ayres que conduziu uma votação importante na Assembleia que viabilizou os recursos para nós andarmos com velocidade para entregar não só a UPA de Marechal, mas também o Hospital de Palmeira dos Índios e o Hospital do Idoso", acrescentou o governador.

A medida administrativa é prevista na Constituição Estadual de Alagoas e homenageia a 1ª capital alagoana, ainda na época da província, bem como celebra a história do proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca.

O prefeito lembrou que nesta quarta-feira (15 de novembro) é um dia muito especial para Marechal Deodoro, pelo fato de o município voltar a ser a sede do Governo de Alagoas.

"É muito importante para Marechal Deodoro, para Alagoas e para o Brasil, o 15 de novembro da nossa Proclamação da República feita por um alagoano. Essa data é importante para Marechal Deodoro que volta a ser sede do Governo de Alagoas. É um dia muito especial poder receber o governador, que faz um grande trabalho por Alagoas e tem sido um grande parceiro de Marechal Deodoro, com investimentos, com obras, com convênios, para que a gente possa dar realmente a essa cidade a valorização e o potencial que ela tem. Potencial histórico, potencial turístico, cultural e potencial industrial", pontuou Cacau.

"Então esses 134 anos vêm celebrar essa data do nosso filho mais ilustre, que é o nosso Marechal Deodoro, que foi um grande homem, foi o primeiro presidente do Brasil e é um motivo de orgulho para mim como prefeito e para Alagoas e para o Brasil", acrescentou o prefeito.

A solenidade foi realizada no Palácio Provincial, na manhã desta quarta-feira (15). Antes, o governador e o prefeito depositaram uma coroa de flores em frente ao busto do proclamador da República, o Marechal Deodoro da Fonseca. Em seguida, participaram do hasteamento das bandeiras. Logo após, a comitiva assistiu ao desfile cívico-militar, que ocorreu no Largo do Palácio Provincial.

História

O município de Marechal Deodoro é localizado na Região Metropolitana de Maceió. Foi fundado em 1611, como povoado de Vila Madalena de Subaúma. Foi a primeira capital da Província de Alagoas, entre 1817 e 1839, quando a sede administrativa da província passou a ser Maceió. Em 1939, a cidade recebeu o nome atual, em homenagem ao proclamador da República.