29/08/2023 10:30 | Turismo

Em Brasília, Setur participa de reunião Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Em encontro entre diversos estados, foram alinhadas estratégias nacionais para fomentar o turismo regional

Encontro serviu de debates para promover o turismo dentro de cada estado, estimulando a valorização dos atrativos locais e a diversificação dos destinos

Thyeres Medeiros/Ascom Setur

Fomentar o turismo regional foi a principal pauta da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada na segunda-feira (28), no Ministério do Turismo, em Brasília. O encontro reuniu, além da representante da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, representantes de todo o país e equipes do Ministério do Turismo (MTur).

Para a secretária executiva do Turismo de Alagoas, Marília Herrmann, a reunião foi um importante espaço para debater ações que promovam o turismo dentro de cada estado, estimulando a valorização dos atrativos locais e a diversificação dos destinos. “Neste espaço, mostramos o trabalho que estamos desenvolvendo, além de trocar experiências e alinhar estratégias promocionais. Mais do que nunca, precisamos unir forças entre os destinos e o governo federal para que consigamos alavancar cada vez mais o fluxo turístico em todo o país”, ressaltou Marília.

Durante o encontro, os secretários de Estado e Dirigentes de Turismo tiveram a oportunidade de apontar, ainda, os principais desafios que o setor enfrenta em suas respectivas regiões. Temas como infraestrutura, capacitação de profissionais, promoção e divulgação dos destinos, além das demandas específicas de cada estado, foram discutidos com o intuito de buscar soluções conjuntas com o Ministério do Turismo para impulsionar o setor em todo o país.

De acordo com o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, o intuito do órgão é trabalhar de forma estratégica e integrada entre os estados. “Precisamos unir forças, entre nós do setor público que estamos presentes neste encontro, mas também com a iniciativa privada. Nós promovemos o fluxo de turistas, mas a ponta final do nosso setor são as iniciativas privadas e elas precisam estar ao nosso lado”, destacou o secretário.

Regionalização em Alagoas

Durante a reunião, algumas iniciativas já realizadas pelo Governo de Alagoas foram destacadas pela secretária executiva da Setur: das sete regiões turísticas de Alagoas, seis delas contam com Instâncias de Governança Regional (IGR) já formalizadas e cinco delas receberam repasses somados de R$ 560 mil por meio de Termo de Fomento. Estas instituições conseguem, assim, ter autonomia para definir estratégias com a comunidade e trade local, seja para participar de um evento, seja para produzir material promocional.

Outra iniciativa que fortalece as ações regionais em Alagoas são os road shows, que buscam capacitar os agentes de outros estados sobre as diversas regiões turísticas do estado. Atualmente, um mega famtour regional com diversos agentes de viagem de estados do Nordeste está acontecendo em Alagoas, que vai finalizar em um Festival de Turismo de Alagoas.

Na última semana, duas iniciativas também foram realizadas para focar na interiorização do turismo: a primeira edição do evento Na Rota da Costa dos Corais, que reuniu 50 agentes de viagem de Caruaru para capacitação sobre o Destino Alagoas e rodadas de negócios com 15 empreendimentos da região; e a promoção da rota gastronômica do Sertão com o 2º Festival de Gastronomia de Piranhas.

Ações nacionais

No encontro, o Ministério do Turismo apresentou algumas das ações que foram planejadas pela pasta. Entre as iniciativas anunciadas, está a promoção de um Salão do Turismo, que deve ser realizado em dezembro na capital federal.

O evento deve reunir diversas experiências de todo o país para divulgar os atrativos turísticos de cada estado e o Destino Alagoas será um dos participantes.

Além desta estratégia, a equipe do Ministério do Turismo destacou o andamento de um projeto, em parceria com o Banco do Brasil, para que cidadãos correntistas da instituição possam financiar pacotes turísticos, para que as condições fiquem cada vez mais competitivas.