04/07/2023 16:26 | Inclusão Social

Em Brasília, secretário Arthur Albuquerque participa de agenda no Ministério do Trabalho e Emprego

Duas propostas foram apresentadas na reunião, para integração das políticas públicas voltadas ao trabalhador


Reunião tratou da oferta de cursos pela Escola do Trabalhador e a proposta de reformulação do Sine

Ascom Seteq


Natalício Vieira / Ascom Seteq

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação, Arthur Albuquerque, participou de reunião no Ministério do Trabalho e Emprego, na segunda-feira (3), em Brasília, sobre a Escola do Trabalhador 4.0 e a proposta de reformulação do Sine Casa do Trabalhador.

 

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e conquistar melhores oportunidades de trabalho e renda, a Escola do Trabalhador 4.0 vai oferecer cursos gratuitos e online para quem está no corre, mas que não deixa de aprender a se desenvolver. Ela vai oferecer 5 milhões de vagas em cursos gratuitos de excelência em todo o país. A iniciativa é do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Microsoft.

 

Já a proposta do Sine Casa do Trabalhador, apresentada pelo ministro Luiz Marinho, cria um projeto que implica investir em infraestrutura e recursos humanos voltados a potencializar o papel destes espaços de atendimento ao trabalhador.

 

As secretarias estaduais terão a missão de mapear qual o Sine da sua localidade tem potencial para adotar o novo modelo de espaço, o Sine Casa do Trabalhador. A ideia é fazer desse ambiente o lugar onde as políticas públicas da área do trabalho sejam promovidas tanto para os trabalhadores, como para as empresas, promovendo assim um atendimento humanizado.


 

 

O secretário Arthur Albuquerque parabenizou a iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, que propõe o fortalecimento do Sine e promove a capacitação profissional por meio da Escola do Trabalhador. "O Sine é a porta de entrada das políticas de trabalho. Ambas as propostas do ministério chegam para agregar os trabalhos já executados. Meus parabéns ao ministro Luiz Marinho e sua equipe", disse.

 

Em Alagoas, o Escola do Trabalhador 4.0 chega para se somar a outros programas oferecidos pela secretaria, a exemplo do projeto-piloto Emprega Mais Alagoas, que leva cursos de capacitação e qualificação profissional aos municípios alagoanos. O programa, que ainda está em fase de testes, será estendido aos 102 municípios alagoanos.

 

Para o titular do MTE, Luiz Marinho, é preciso quebrar barreiras para se promover políticas públicas voltadas ao trabalhador, valorizando a parceria entre as secretarias estaduais. "Precisamos romper as caixinhas, o pensamento fragmentado, integrando conhecimento e esforços. É intenção do Ministério valorizar cada vez mais o papel dos agentes parceiros", finalizou o ministro.