31/08/2023 09:27 | Turismo

Em Brasília, secretária de Turismo de AL participa como painelista em fórum internacional de cruzeiros

Destacando o fluxo turístico no Estado, Alagoas participou oficialmente do evento pela primeira vez


Durante o painel, Bárbara Braga compartilhou as estratégias e iniciativas que Alagoas tem adotado para se tornar um destino cada vez mais atraente

Thyeres Medeiros/Ascom Setur


Thyeres Medeiros/Ascom Setur

Pela primeira vez, Alagoas foi representada oficialmente na programação do Fórum Clia Brasil, um dos eventos mais importantes do setor de cruzeiros marítimos no país. A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, participou como painelista no evento, trazendo um panorama sobre a promoção e atração no mundo dos cruzeiros em Alagoas.


O painel, que teve como tema central a promoção e atração de cruzeiros, foi mediado pelo jornalista da Rádio Bandnews André Coutinho. Além da secretária Bárbara Braga, outras personalidades importantes estiveram presentes na atividade, como o secretário de Turismo da Bahia, Mauricio Bacelar; o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena; e o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva.




Durante o painel, Bárbara Braga compartilhou as estratégias e iniciativas que Alagoas tem adotado para se tornar um destino cada vez mais atraente para os cruzeiros marítimos com visitantes de todo o mundo.


“Nosso trade turístico já é bem consolidado e segue um rumo acelerado de expansão. Já conseguimos atender a demanda no mais alto padrão que estes clientes internacionais estão interessados em receber.  Batemos muito na tecla de que, em Alagoas, o turismo não é um das maiores fontes econômica do estado, é também uma mola propulsora na ferramenta de transformação social e esta parceria para fomentarmos, cada vez mais, o fluxo de navios no estado só tem a agregar na experiência do Destino Alagoas”, ressaltou a secretária.


Após o debate, os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de um coffee break, promovido pela Setur em parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau. O momento teve o objetivo de promover networking e troca de ideias entre os representantes das diversas esferas do turismo.


O Fórum

Organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), o evento foi realizado na quarta-feira (30), na sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília.


O evento reúne diversas autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros em um dia de debates e reflexões sobre tendências e os desafios para o desenvolvimento desta importante atividade turística no país.


Em uma extensa programação, o evento foi dividido em 6 painéis temáticos ao longo do dia. Cada uma dessas atividades contam com diversos representantes das empresas operadoras dos navios como também autoridades públicas de turismo e de gestão dos terminais portuários.


Cruzeiros em Alagoas

Na próxima temporada de cruzeiros 2023/2024, Alagoas terá um aumento de 63% na oferta de leitos. Ao todo, serão 11 navios farão 30 paradas na capital alagoana, representando um aumento de 57% no número de navios e de 50% nas paradas em relação à temporada anterior. Com navios maiores, em maior quantidade e com rotas  duradouras em Alagoas, é esperado um fluxo de 116 mil visitantes de todo o mundo. 


Os dados da própria Clia estimam que cada turista a bordo do cruzeiro gera um impacto financeiro de cerca de R$ 606 no local de parada. Levando em consideração que cada embarcação tem em média 3 mil passageiros, a expectativa é que este público injete pelo menos R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviço em Alagoas na próxima temporada.