12/04/2023 19:29 | Educação

Em 2023, mais de mil alunos da rede estadual já participaram de ações de prevenção à violência no ambiente escolar

Seprev promove periodicamente palestras e atividades lúdicas para conscientização de estudantes e professores


Há mais de cinco anos atividades são realizadas ações conjuntas da Seprev com as bases comunitárias e Conselhos de Integração Comunitária

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), tem investido no fortalecimento de políticas públicas voltadas para a prevenção a atos violentos no ambiente escolar. Somente em 2023, a pasta já realizou ações de prevenção com mais de mil alunos da rede estadual de ensino, contemplando oito escolas do ensino fundamental e médio.


As exposições e atividades lúdicas acontecem há mais de cinco anos e são realizadas por meio de ação conjunta da Seprev com as bases comunitárias e Conselhos de Integração Comunitária. Técnicos e especialistas da Seprev são os responsáveis pelas palestras e abordam temas como bullying, riscos do uso de drogas, gravidez na adolescência, protagonismo juvenil, esportes como meio de prevenção, entre outros assuntos relevantes.


O assessor executivo de Articulação e Gestão Estratégica da Seprev, Anax Bruno, explica que as ações buscam conscientizar a comunidade escolar e prevenir situações que possam desencadear eventos de risco. A visita das equipes também abre espaço para que crianças e adolescentes tenham suas demandas acolhidas e permitem que possíveis conflitos pessoais sejam resolvidos de maneira preventiva.


“Antes de tudo, o local de educação deve ser um lugar seguro, tanto para os alunos quanto para os profissionais e familiares que frequentam o ambiente escolar. Partindo deste pressuposto, a Seprev oferta um hall de temas que são desenvolvidos nas escolas com a finalidade de sensibilizar o público alvo e, com isso, prevenir possíveis manifestações violentas. É um trabalho de suma importância, que tem sido intensificado na gestão do secretário Kelmann Vieira, sob as determinações do governador Paulo Dantas”, afirmou.


NO JACINTINHO

Nesta quarta-feira (12), as equipes da Seprev estiveram na Escola Estadual Noel Nutels, no bairro do Jacintinho, em Maceió, onde ministraram uma série de palestras para alunos do 5º ao 9ª ano sobre protagonismo juvenil e prevenção à violência na escola. Para o diretor-geral da escola, Flávio Martins, a ação vem contribuir para a construção de um ambiente escolar mais pacífico.


“A sociedade hoje em dia está mentalmente doente e as nossas crianças e adolescentes também são vítimas desses efeitos. Muitas vezes o aluno já vem de uma realidade violenta e não sabe como lidar com essas emoções afetadas, o que contribui para que ele se torne uma pessoa violenta. Esse tipo de palestra ajuda muito a escola, trazendo uma nova abordagem e motivando os alunos, que são tão carentes desse tipo de atendimento”, comenta o diretor.