27/03/2024 09:51 | Educação

Egresso de Ciências Contábeis da Uneal é aprovado no Doutorado da UFPE

Após concluir o doutorado, Jefferson Tadeu pretende contribuir para o avanço do conhecimento na área de Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Arquivo Pessoal/Jefferson Tadeu

Priscila Anacleto

O egresso do curso de Ciências Contábeis do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) Jefferson Tadeu Pereira conquistou mais um marco em sua trajetória acadêmica e profissional ao ser aprovado no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aprovado na linha de pesquisa “Informações para os usuários externos”, Jefferson Tadeu também obteve seu mestrado no mesmo programa da UFPE.

Tadeu, que tem 27 anos e é natural de Olho D'água Grande, atualmente desempenha o papel de subcontrolador-geral de Maceió, foi orientando do professor Anderson Barros, atual vice-reitor da Uneal. Sua trajetória acadêmica é marcada por excelência e dedicação, evidenciando-se não apenas em suas conquistas, mas também em seu comprometimento com a área de Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Ao comentar sobre sua aprovação no doutorado, ele expressou sua gratidão e honra, afirmando: "Sinto-me extremamente honrado e gratificado por ter sido aprovado no doutorado da UFPE. É o reconhecimento do meu esforço e dedicação ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional, além de representar uma oportunidade única de aprofundar meus conhecimentos e contribuir ainda mais para o campo da Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público", disse Jefferson Tadeu.

O vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, ressaltou a importância dos alunos de bacharelado seguirem para o doutorado, destacando a trajetória de Jefferson Tadeu: "Ele é um aluno brilhante, daqueles que se destacavam na graduação. Na época em que estávamos com as aulas suspensas, ele me cobrava a antecipação da defesa do TCC, pois precisava assumir cargo de concurso público no qual havia sido aprovado", disse Barros.

Finalizando o TCC sob a orientação do professor Anderson Barros

"A Uneal desempenhou um papel fundamental em minha formação acadêmica, fornecendo uma base sólida em Ciências Contábeis e estimulando meu interesse pela área. A qualidade do ensino e o apoio dos professores foram essenciais para meu desenvolvimento, preparando-me para os desafios que enfrentei ao longo da minha carreira", afirmou Jefferson Tadeu.

Ele também compartilhou sua experiência como orientando do professor Anderson Barros: "Minha experiência como orientando do professor Anderson Barros foi enriquecedora. Sua expertise na academia foi fundamental para o meu crescimento, além de seu apoio e orientação terem sido cruciais para o sucesso dos meus trabalhos de pesquisa na graduação, refletindo agora na minha aprovação no doutorado", completa Jefferson.

Prêmio CRC

Ele ainda é Mestre em Controladoria e Contabilidade (UFPE), na linha de pesquisa em Governança e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Foi vencedor do prêmio CRC - Controle Social, em 2018, com um artigo eleito o melhor do evento. Foi aprovado em 1° lugar para o cargo de Auditor de carreira da Controladoria-Geral de Maceió. Já foi aprovado em mais de 10 concursos públicos, tanto municipais, estaduais quanto federais. Possui certificação de Auditor Líder ISO 37001-37301.

Além de suas realizações na vida acadêmica e profissional, as conquistas de Tadeu se estendem também à esfera pessoal. Ele compartilha sua jornada com Vanessa, sua esposa, e Davi, seu filho de dois anos, e agora aguardam ansiosamente a chegada de mais um membro da família. Vanessa está grávida de três meses, preenchendo o lar da família com ainda mais alegria e expectativas para o futuro.

Após concluir o doutorado, Jefferson Tadeu pretende continuar contribuindo para o avanço do conhecimento na área de Controladoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Ele tem como objetivo atuar como docente em instituições de ensino superior, além de continuar exercendo sua função como Auditor de Controle na Controladoria-Geral de Maceió, aplicando os conhecimentos adquiridos em prol da eficiência e transparência na gestão pública.

Jefferson Tadeu enfatizou a importância da organização e disciplina para conciliar sua vida acadêmica com suas responsabilidades como subcontrolador: "A conciliação entre minha vida acadêmica e minhas responsabilidades como subcontrolador requer organização, disciplina e priorização de tarefas. Estabelecer uma rotina bem estruturada e utilizar eficientemente o tempo disponível são essenciais para conseguir dar conta de ambas as atividades com excelência".

Encorajando os alunos de bacharelado a considerarem o mestrado/doutorado, ele aconselha: "Busquem sempre o aprendizado contínuo, mantenham-se atualizados e não tenham medo de desafios, pois o esforço dedicado aos estudos será recompensado", orienta.

A trajetória de Jefferson Tadeu Pereira destaca-se não apenas por suas conquistas acadêmicas, mas também por sua determinação e comprometimento em superar desafios, inspirando não apenas os alunos da Uneal, mas todos aqueles que buscam excelência em suas áreas de atuação.