21/08/2023 16:52 | Cultura

Eduneal lança 30 obras durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Produções científicas e acadêmicas levam o nome da Uneal para o mundo


No stand da Eduneal, a homenagem ao imortal Luiz Sávio de Almeida

Priscila Anacleto/ Ascom Uneal


Priscila Anacleto/ Ascom Uneal

A Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) lançou 30 obras durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada entre os dias 11 e 20 de agosto, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar uma seleção diversificada de livros, abrangendo uma variedade de temas e gêneros. O lançamento de 30 obras ressalta a dedicação da Eduneal em oferecer ao público obras de alta qualidade que enriquecem o cenário científico e acadêmico.

 


Para os escritores que lançaram suas obras durante a Bienal, a emoção é indescritível. A professora Maria Betânia, autora do livro 'Doces Histórias e Encantos Acadêmicos', destacou a importância dessa parceria. "É a história da minha vida, minha trajetória. E lançar aqui na Bienal, junto com a Eduneal, foi um marco significativo".

 

Entre as obras lançadas estão 12 e-book’s, frutos do Encontro Científico Cultural da Uneal. Segundo o coordenador do projeto, professor Dr. José Crisólogo, o Enccult é uma rede que, em 3 anos, já publicou 40 livros, não apenas de autores alagoanos, mas de todo o Brasil e outros países. "Os livros virtuais têm um alcance mundial. Durante a pandemia, nossas publicações foram utilizadas pelos médicos da Fiocruz, e todo esse material pode ser usado para citações. Essa é a ideia: que a gente possa levar o nome da Eduneal cada vez mais distante".

 

A parceria entre a Eduneal/Uneal foi fundamental para o sucesso da participação na Bienal do Livro 2023. O reitor em exercício da Uneal, Anderson Barros, enfatizou: "A Eduneal mais uma vez demonstrou sua excelência ao lançar 30 obras durante a Bienal. Essa parceria fortalece nosso compromisso conjunto de promover a cultura, a educação e o enriquecimento intelectual."

 

O stand em homenagem à memória de Luiz Sávio de Almeida foi um local de destaque na Bienal, servindo como um espaço de reflexão sobre sua contribuição à cultura e à literatura.




As obras lançadas abrangem diversos campos do conhecimento, refletindo a diversidade de vozes e temas presentes na produção científica da universidade. Para o diretor Renildo Ribeiro, isso aconteceu graças ao homenageado. “Sávio é genial e a genialidade dele nos contagiou. Nós estamos muito satisfeitos com o resultado, foi um grande sucesso”, disse o diretor.

 

Outro destaque foi o relançamento do Manuscrito do Oco do Mundo, uma obra literária icônica de Luiz Sávio de Almeida, que despertou a atenção e o entusiasmo dos visitantes.

 

A Eduneal não apenas celebrou a literatura e o conhecimento, mas também homenageou Luiz Sávio de Almeida e seu impacto na cultura. Ao lançar 30 obras e dedicar um espaço especial à sua memória, reforçou sua posição como um importante pilar da produção intelectual e literária. A Bienal do Livro 2023 foi, sem dúvida, um marco memorável para a editora e a universidade.