21/09/2023 09:42 | Educação

Educação reforça preparação de educadores para auxiliar nos exames do Enem

Técnicos, professores e alunos das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) recebem esta formação e terão atividades até o dia dos exames


Ações serão multiplicadas nas Gerências e suas respectivas escolas

Thiago Athaíde/Ascom Seduc


Manuella Nobre e Ana Cecília Oliveira, sob supervisão/Ascom Seduc

Na contagem regressiva para as principais avaliações nacionais voltadas aos estudantes do Ensino Médio - o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 a 12 de novembro -, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue na preparação e articulação de professores para que estes deem o suporte necessário aos estudantes da rede estadual de ensino.




Na quarta-feira (20), as gerências especiais para Exames do Ensino Médio e de Fortalecimento do Ensino Médio da Seduc realizaram a última oficina preparatória. Promovida no Efex/Cepa, a formação foi direcionada aos coordenadores do Programa Professor Mentor das 13 Gerências Especiais de Educação, os quais serão multiplicadores para os coordenadores mentores das escolas, que, por sua vez, irão disseminar o conhecimento adquirido até a realização dos exames, junto aos professores e alunos. 


Além desta formação, outras atividades serão promovidas até o dia dos exames, segundo Danielly Verçosa e Andreia Alves, respectivamente, gerentes especiais para Exames do Ensino Médio e de Fortalecimento do Ensino Médio.  “Realizamos três oficinas por meio das quais formamos os cinco passos do mapa. O primeiro foi fazer o estudante compreender o que são o Saeb e o Enem, além da importância dele neste processo; já o segundo buscou fortalecer a mobilização”, explica Andréia. “Nesta formação de hoje, que engloba as últimas três etapas, já considerando a proximidade das provas, buscamos aumentar o engajamento de toda a comunidade escolar para garantir a participação efetiva dos alunos nos dias dos exames”, complementa Danielly.



Engajamento e motivação

Na formação da quarta, a preparação também contou, inclusive, com atividades relaxamento, e os participantes aprovaram a iniciativa. É o que afirmam Cíntia dos Anjos, coordenadora mentora da 8ª GEE - que abrange Pão de Açúcar e região -, e Josafá Ferreira Campos, da 7ª GEE, que compreende União dos Palmares e o Vale do Mundaú.


“Estamos aqui na Seduc para mais uma oficina Saeb e Foca no Enem. São essas ações que vão fortalecer, efetivamente, as atividades de aprendizagem na GEE e na escola, tendo como foco o desempenho do estudante”, declarou, entusiasmado, o coordenador da 7ª GEE.



“É de fundamental importância termos essas formações, pois a gente intensifica o trabalho com o nosso alunado e professor mentor, desenvolvendo práticas e dinâmicas relacionadas ao Saeb e ao Enem. São ações que serão multiplicadas nas escolas”, reforçou Cíntia, ressaltando a motivação de sua equipe a cada formação.