17/08/2023 14:44 | Educação

Educação promove Circuito Avança IDEB de Aprendizagem Criativa

Ação, que acontece simultaneamente em todo o estado, busca desenvolver habilidades e estimular a autonomia dos estudantes


Principal objetivo é melhorar a aprendizagem e, consequentemente, os índices educacionais

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Vitor Manoel/ sob supervisão da Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem em toda a rede estadual. E uma das ferramentas com a qual o Governo de Alagoas busca desenvolver habilidades e estimular a autonomia dos estudantes é o Circuito Avança IDEB, em que articuladores de ensino percorrem todo o estado para apresentar e propor diversas práticas pedagógicas, tendo a criatividade como foco.


O principal objetivo é a melhoria da aprendizagem e, consequentemente, dos índices educacionais, como explica a gerente especial de Inovação e Tecnologia da Seduc, Andréa Maciel.


“Já realizamos o primeiro de uma série de circuitos, criados com o objetivo de fortalecer a preparação dos nossos alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cuja aplicação acontece entre os meses de outubro e novembro deste ano”, contou Andréa, destacando o alcance da iniciativa que contempla todas as escolas de cada Gerência Especial de Educação (GEE).


“Vamos explorar todas as vertentes da aprendizagem criativa. Isso vai permitir que nossos alunos, do segundo ano do ensino fundamental a terceira série do ensino médio, construam conhecimento de uma forma divertida, autêntica e duradoura”, reforçou a gerente.




Criança Alfabetizada


Outro programa de destaque do Governo de Alagoas é o Criança Alfabetizada, que realizou nesta quarta-feira (17) uma capacitação junto aos chamados formadores regionais, para que possam disseminar a metodologia a ser empregada nos municípios em que atuam. "Os formadores do Criança Alfabetizada fortalecem esse sistema de colaboração. A gente capacita os formadores, que, por sua vez, formam os municípios. É assim que nossas ações chegam às escolas da rede", afirmou a coordenadora estadual do Criança Alfabetizada, Patrícia Torres. Para ela, o programa é o impulso que faltava visando à garantia da alfabetização na idade certa. “Como professora há mais duas décadas, posso afirmar, com grande satisfação, que estamos no caminho certo para transformar verdadeiramente a vida das pessoas por meio da educação", disse.


Já Daniel Macedo, formador da 5º Gerência Especial de Educação, reafirma a importância do programa. "O grande gargalo da educação em todo o país é, exatamente, a alfabetização, e participar de uma mobilização como esta, com o objetivo de ensinar a leitura e a escrita na idade certa, é muito gratificante", afirmou.