24/08/2023 11:06 | Educação

Educação e Uneal firmam convênio para oferta de estágio

Devem se candidatar os estudantes regularmente matriculados em cursos superiores e tecnológicos ou em atividades de pesquisa e extensão


Estágio vai permitir que estudantes desenvolvam atividades inerentes à profissão escolhida

Thiago Ataíde


Ana Cecília Oliveira (sob supervisão)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou convênio para a oferta de estágio curricular obrigatório a estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Publicado na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado, o documento traz as áreas de conhecimento contempladas, bem como os critérios para o exercício das competências necessárias ao desenvolvimento da atividade profissional, contemplando, ainda, as atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Devem se candidatar ao estágio, supervisionado e não remunerado, os estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos (de nível superior e tecnológico) oferecidos pela universidade. As áreas disponíveis são ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharia/tecnologia, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências sociais e ciências humanas, além de linguística, letras e artes.


O estudante interessado deverá procurar o orientador de estágio de seu respectivo curso. Cada Gerência Especial de Educação (GEE) ficará responsável por indicar a escola na qual o estudante poderá desenvolver as atividades de aprendizagem profissional, social e cultural, considerando a área de conhecimento e o quantitativo de vagas disponíveis. O convênio esclarece ainda que haverá seleção – por meio de prova objetiva – apenas quando a procura superar a oferta.


As atividades de estágio poderão durar até dois anos, e a jornada de atividade deverá ser compatível com as atividades acadêmicas, não ultrapassando seis horas diárias e 30 horas semanais. Para as pessoas com deficiência, ficará assegurado o percentual de 10% das vagas oferecidas pela Seduc.