01/12/2022 16:07 | Inclusão Social

Divisor de águas para catadores recicláveis, Governo de Alagoas empossa Comitê Estadual da categoria

Órgão conta com diversas instituições e potencializa trabalho de 25 cooperativas do segmento no Estado

Evento reuniu representantes locais e nacionais da categoria dos catadores de recicláveis

Marco Antônio / Agência Alagoas

Wellington Santos

A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) empossou, nesta quinta-feira (1), o Comitê Estadual de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, dentro do Programa Estadual “Catamais”. O evento ocorreu no Palácio República dos Palmares e contou com a presença de representantes de 25 cooperativas, distribuídas em 20 municípios alagoanos, do Ministério Público do Trabalho (MPT), prefeituras, além da representante nacional da categoria dos catadores.

O Comitê, que é composto por várias instituições e associações, como o Movimento Nacional dos Catadores; Assembleia Legislativa (ALE) e Universidade Federal de Alagoas, além de representantes de secretarias estaduais, representa um divisor de águas para o segmento e um avanço na política ambiental em Alagoas.

O Catamais é fruto de convênio firmado entre o Governo de Alagoas e o Ministério da Cidadania e prevê, ainda, a capacitação e a assessoria técnica aos trabalhadores.

“O Programa Catamais e o Comitê representam, a partir de agora, uma política pública de ações que saem do papel para sua execução no combate à pobreza e a geração de renda, além de dar mais visibilidade a essas pessoas e profissionais que são instrumentos importantíssimos para a preservação do meio ambiente. Esse comitê é um divisor de águas”, destacou a secretária de Estado do Trabalho e Emprego, Patrícia Mourão.

O procurador-chefe substituto do Ministério do Trabalho (MPT), Luiz Felipe dos Anjos, ressaltou a importância para que as prefeituras contratem os serviços das cooperativas e catadores e que deem continuidade à política nacional de tratamento dos resíduos sólidos no Estado de Alagoas. “Se houver conscientização dos municípios, podemos avançar muito mais na política de resíduos”, disse o procurador, ao lembrar que Alagoas já deu um passo importante ao eliminar os lixões.

Diante da plateia de trabalhadores presente ao evento, Ivanilda Gomes, representante do Movimento Nacional dos Catadores, incentivou a participação ativa da categoria para potencializar a valorização desses profissionais nos espaços de poder.

“Devemos ocupar os espaços de poder com ampla participação, porque somos os protagonistas deste projeto. Essa lei é de 2010 e temos o direito de receber os direitos que outras profissões já têm”, ressaltou Ivanilda.

Próximos passos

Na oportunidade, a economista e técnica do projeto Catamais, Silvia Cardoso, apresentou os resultados e metas para execução de um plano de avanços das políticas públicas, como identificar, cadastrar e mobilizar novos catadores e dotar as estruturas físicas das cooperativas com maquinário, além de apoiar e incentivar a participação dos catadores em encontros estaduais e em eventos nacionais, visando à inclusão social e produtiva dos trabalhadores de materiais recicláveis.

Em seguida foi feita a entrega simbólica de kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e fardamento às Cooperativas e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de Alagoas.

Para o próximo ano está prevista a entrega de outros equipamentos às entidades, a exemplo de prensa hidráulica, balança, esteira, entre outros.