08/05/2023 13:33 | Cultura

Diversidade marca apresentações da 19ª Mostra Alagoana de Dança em Pilar

Mais de 400 profissionais se apresentaram no palco montado na orla lagunar do município

Mostra contou com apresentações de 26 grupos e mais de 400 dançarinos profissionais e amadores

Alexandre Teixeira

Daniel Borges

A população do município de Pilar prestigiou no último domingo (7) o início da 19ª Mostra Alagoana de Dança. O evento, que aconteceu na orla lagunar da cidade, contou com apresentações de 26 grupos e mais de 400 dançarinos profissionais e amadores dos mais diversos estilos, entre eles balé, hip hop, dança de salão, dança contemporânea, k-pop, dança do ventre, dança afro, xaxado, dança cigana, neoclássico e jazz.

Passaram pelo palco, Boi do Canário, Grupo Cultural do Instituto Safira, Grupo Herodiades, Cia Euphoria, Ballet Messias Mais Ativa, 4Real, B.boy Ligeirinho, Bailara Academia, Sweven, Pilares da Solidariedade, Reis dos Céus, Studio Mandala, Cia de Dança Centro Cultural Mestre Bida, Viçoart, Grupo Parafolclórico Flor da Serra, Ágape, Agafatá, Efatá, Cia Império Urbano, Estrelas do Sertão, Millennius Cringe, Coletivo Plutal, Exxy e Filhos dos Rios.

De acordo com o secretário de Políticas Culturais e Economia Criativa da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Milton Muniz, o projeto visa promover e estimular a dança em Alagoas. “Além de oferecer à sociedade um panorama geral e atual da dança em nosso Estado, o nosso objetivo central é dar espaço e visibilidade aos nossos talentos locais, promovendo a dança sem caráter competitivo e estimulando a integração dos grupos”, disse.

Durante o evento, o secretário executivo anunciou a 20ª Edição da Mostra Alagoana de Dança. “No segundo semestre, a mostra volta novamente para celebrarmos 20 anos do projeto. Será um momento especial, com muitas novidades e surpresas”, afirmou.

Segundo a curadora da mostra, Karina Padilha, o projeto é o maior evento de dança do Estado. “É o local onde o público pode ver um pouco de tudo do que está sendo produzido pelos grupos em Alagoas”, falou.

Representando o prefeito de Pilar, Renato Filho, a vice-prefeita Ivanilda Rodrigues prestigiou o evento. “Que felicidade para todos nós e um orgulho sediar esse evento, que tem grupos de danças de todo o estado de Alagoas e também da nossa cidade, que é cheia de talentos em todas as áreas artísticas”, disse a gestora.

A psicóloga Lizandra Correia foi prestigiar a apresentação de sua filha e destacou a importância de se levar eventos desse porte para os municípios alagoanos. “Para nós aqui, eu acho que é uma grande oportunidade, tanto pra gente conhecer a cultura do estado e também apresentar. Estou muito feliz que minha filha tá na primeira apresentação dela aqui na cidade”, destacou.

A 19º Mostra Alagoana de Dança é uma realização do Governo de Alagoas, através Secult, com produção da Sururu de Capote, e conta com o apoio das prefeituras de Penedo e Pilar.

As próximas apresentações e oficinas acontecerão em Penedo. Confira a programação abaixo:

PENEDO

16 A 19 DE MAIO – OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA