20/12/2023 13:50 | ServiçosCultura

Diteal encerra o ano com duas exposições simultâneas

Galeria do Complexo Cultural recebe obras de Roger Aureliano, Lyara Cavalcanti e Lucas Cardoso


Acervos dos artistas Lyara Cavalcanti, Lucas Cardoso e Roger Aureliano ficarão em exposição do dia 26 de Dezembro a 31 de Janeiro

Ascom Diteal


Késya Holanda *

Encerrando as atividades de 2023, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) apresenta duas exposições simultâneas na Galeria do Complexo Cultural, no Centro de Maceió. A abertura será no dia 26 de dezembro, às 19h, com entrada gratuita, e os acervos ficarão expostos até o dia 31 de janeiro. 


No térreo, a exposição Cotidiano assinada pelo artista Roger Aureliano como Pai da Mata apresenta em preto e branco os protagonistas de Maceió e região em diversas perspectivas. Animais, pessoas, grutas, rios, lagos e o mar são retratados em tinta óleo ou carvão vegetal. As obras de arte em pinturas e desenhos se enquadram em um estilo que combina elementos do realismo e do expressionismo.


A representação busca capturar a essência das formas e das pessoas sem se ater a detalhes minuciosos. O projeto revela o que é natural como uma forma autêntica de uma visão harmônica entre os elementos representados e a forma que são vistas pela sociedade, considerando uma conexão entre a sua existência e sua finalidade.


No mezanino, a exposição Raízes Mortas Ainda Dançam Sobre a Terra é construída a partir de esculturas, pinturas, performances e instalações. As obras são produzidas utilizando elementos como madeira, argila, fibras naturais e pigmentos orgânicos.


A mostra é uma colaboração entre os artistas Lyara Cavalcanti e Lucas Cardoso, que exploram o uso de materiais naturais em suas práticas artísticas. A exposição pretende mostrar a intersecção entre arte, natureza e corporalidade.


As obras prometem levar experiências sensoriais, que convidam os espectadores a refletir sobre sua própria relação com o seu entorno, a passagem do tempo e seus ciclos.


Serviço

O quê: Abertura de duas exposições simultâneas:

Cotidiano, de Roger Aureliano, no térreo

Raízes Mortas Ainda Dançam Sobre a Terra, de Lyara Cavalcanti e Lucas Cardoso, no mezanino

Quando: 26 de dezembro de 2023, às 19h

Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Endereço: R. Barão de Maceió, Centro, Maceió/AL - CEP: 57020-360

Entrada: Gratuita



*Estagiário sob supervisão