13/03/2023 18:19 | SegurançaInstitucional

Dia do Veterano é celebrado com formatura militar pela PMAL

Data e ato solene cumprem a Lei nº 8.276/2020 e honram aqueles que serviram à Corporação


Evento ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM)

Bruno de Pádua / Ascom PMAL


Fernanda Alves / Ascom PMAL

“O que seria desta Corporação sem os veteranos? Nós nem existiríamos”, a fala é do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Paulo Amorim, ao enaltecer o papel daqueles que, após cumprirem sua missão na PM, hoje desfrutam do merecido descanso. 


A semana começou com honras militares e reconhecimento àqueles que serviram à PMAL. A Lei nº 8.276, de 13 de julho de 2020, institui o dia 13 de março como Dia do Veterano Policial Militar e, na passagem da data, nesta segunda-feira (13), aconteceu uma formatura militar presidida pelo comandante-geral da PM.


“Esta é uma data muito especial que nos faz lembrar a importância do justo reconhecimento, instituído por lei e motivo de orgulho. Era compromisso deste comandante, antes mesmo da sanção da lei, resgatar o respeito, as conquistas, o valor, a gratidão e a responsabilidade de honrar aqueles que vieram antes de nós. E nós, que hoje estamos na ativa, possamos continuar reverenciando e tratando bem o veterano, do soldado ao coronel, nos quatro cantos de Alagoas. Vamos continuar nos empenhando protegendo o cidadão, garantindo a ordem pública e, um dia, nós também estaremos nesta condição que estes veteranos aqui representados”, completou o comandante-geral.


O evento festivo ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, e contou com tropa formada, ritos militares e todo aparato de uma cerimônia especial para honrar militares da Reserva Remunerada e reformados. 


Entre os veteranos homenageados estavam o coronel R/R Jorge Silva Coutinho, o subtenente R/R Marcos Misael e o sargento R/R Edno Teixeira. Em nome deles e de outros presentes, foram prestadas as honras e continência militar, encerrando com um desfile das tropas.


“Não existe presente sem passado, nem futuro sem presente. Ficamos emocionados. Estamos muito felizes por voltar para casa e rever amigos”, disse o coronel R/R Coutinho, que vestiu a farda entre os anos de 1978 e 2010, dedicando grande parte do tempo de serviço ao antigo Batalhão de Choque e com passagens por unidades como Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Corregedoria-Geral e na própria APMSAM.


“Parabenizamos o coronel Paulo Amorim e todos os envolvidos nesta belíssima festa. Que exemplos como este se fortaleçam. Somos veteranos, fomos para casa, mas nunca deixaremos de ser policiais e sempre torceremos pelo êxito da Corporação”, finalizou o veterano em nome dos homenageados.