25/04/2024 09:46 | Governo Trabalhando

Dia D Alagoas Sem Fome: Governo promove ações para atender população de Olho D'Água Grande

Em mais uma edição do Governo Trabalhando, serão promovidas atividades do maior programa de combate à fome da história

Thiago Sampaio - Agência Alagoas

Fábia Assumpção – Agência Alagoas

Em mais uma edição do Governo Trabalhando, secretarias e órgãos estaduais vão promover diversas atividades para marcar o Dia D do Alagoas Sem Fome, maior programa de combate à fome da história do estado. As ações ocorrem neste domingo (28), no município de Olho D'Água Grande, a partir das 8h, no ginásio do centro da cidade.

O Governo Trabalhando é uma iniciativa do Governo de Alagoas para levar à população de municípios do interior do Estado a prestação de serviços públicos estaduais sem que seus moradores precisem se deslocar para outras regiões onde esses serviços estão sediados. As ações são coordenadas pelo Gabinete Civil, que mobiliza órgãos e secretarias de Estado para definição dos serviços que serão ofertados.

No Dia D, a população será contemplada com a distribuição de 20 mil alevinos de tilápia para produtores, articulada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai inaugurar a Horta Urbana na Escola Estadual Anália Tenório, às 10 horas.

Para a coordenadora do Programa Alagoas Sem Fome, secretária de Estado de Planejamento, Patrimônio e Gestão, Paula Dantas, nenhum outro estado no Brasil possui tantas ações integradas de combate à fome. "Para combater a fome precisamos considerar a agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Leite do Coração e a distribuição de kits e sementes. Além disso, temos programas de transferência de renda como o cartão Cria, o Cartão Escola 10 e Vem Que Dá Tempo", destacou a secretária.

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) vai realizar o cadastro do Cartão Cria e levar também orientações sobre cuidados com água e alimentos para prevenção de contaminação por bactérias; cuidados com a saúde bucal e prevenção de cáries; administração de vacina influenza para crianças, gestantes e adultos e assistência e informação sobre o Cartão Cria.

O público infantil terá muita diversão com oficina de pintura e entrega de kit contendo desenhos impressos, lápis de cor e giz para colorir. O Cria promove também uma roda de conversa com as mulheres sobre o impacto da violência na primeira infância.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai promover atendimentos médicos nas áreas de pediatria, ortopedia, ginecologia e clínico-geral, das 9 às 16 horas. Oferecerá ainda teste rápido HIV, sífilis, hepatite C e D e triagem para verificação de pressão, glicemia e saturação. Já a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fará o atendimento aos beneficiários do Programa Cartão Escola 10 e do Programa Vem que Dá Tempo.

Além disso, a população terá acesso a serviços gratuitos como emissão de 1ª e 2ª via do CPF, Carteira de Trabalho Digital e orientação jurídica por meio da Casa de Direitos, trabalho coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A Secretaria de Estado da Segurança Pública vai oferecer o serviço de emissão e renovação da Carteira de Identificação por meio do Instituto de Identificação.

A Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Secdef) fará os cadastros para postos de trabalho para pessoas com deficiência; solicitação e entrega do Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência; Cartão da Pessoa Idosa e Censo da Pessoa com Deficiência.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vai realizar, por meio da Escola de Turismo, o curso de Estratégias de Precificação e fará o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos. A Secretaria de Estado da Comunicação também estará presente ao Governo Trabalhando com divulgação do filme e spot do Programa Alagoas Sem Fome, Carreta Furacão com animação de personagens e mochila pirulito com panfletagem, a partir das 11 horas.

Também estarão prestando serviços a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social (Seades) com ações do Programa Criança Feliz; a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com oficinas sobre o Sistema de Cultura Municipal; a Secretaria de Estado Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) fará oficinas de psicomotricidade, esportes de combate e resgate de jogos e brincadeiras folclórica; a Emater vai emitir CAF, CAR, inscrições e laudo do garantia safra; a Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev) fará atendimentos, panfletagem, orientações e sensibilização para dependentes de substâncias psicoativas, álcool e outras drogas.

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a Arsal e Casal também vão desenvolver atividades em Olho D´Água Grande.