29/08/2023 14:28 | EducaçãoTransporte

Detran recebe estudantes do ensino fundamental e orienta sobre educação para o trânsito

Alunos participaram de brincadeiras, bate-papo e receberam brindes durante a ação


Estudantes foram recebidos com pipoca, refrigerante e pelos mascotes do órgão, o Detranzito e a Detranzita

Leandro Santos / Ascom Detran


Kamylla Lima / Ascom Detran

Diversão e aprendizado andam juntos. Foi dessa forma que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) recebeu um grupo de alunos da Escola Municipal Maria de Fátima Lyra, do Benedito Bentes, na sede do órgão, na manhã desta terça-feira (29). Os estudantes do 2º e 3º ano do ensino fundamental aprenderam de forma lúdica sobre educação no trânsito, com bate-papo e muitas brincadeiras, instruindo sobre as condutas adequadas para serem adotadas no trânsito.

 

Os estudantes foram recebidos com pipoca, refrigerante e pelos mascotes do órgão, o Detranzito e a Detranzita. Após o lanche, as crianças assistiram a um vídeo sobre regras de circulação no trânsito, de como eles podem utilizar a via de forma segura. “Essa ação tem o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas no trânsito, que deve ser um ambiente de convivência e compartilhamento social”, ressaltou Sonaly Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran.


 


“Essas ações tem sido rotineiras, e temos ido a diversas escolas. Hoje resolvemos inovar, e trouxemos os estudantes à sede do órgão. O Detran tem se empenhado em formar cidadãos, levando cidadania para o trânsito. Por isso, as crianças precisam ter conhecimento sobre as regras, os equipamentos adequados de segurança e devem saber onde andar, como andar e como se portar no trânsito”, disse.

 

Durante algumas horas, os pequenos aprenderam sobre a segurança deles – como pedestres e passageiros –, brincaram de jogos de perguntas e respostas, jogaram dado, jogo da memória e ainda ganharam brindes.

 

Roneide Nogueira, que trabalha como apoio administrativo na secretaria da escola, disse que a unidade de ensino abraçou a ideia assim que recebeu o convite, porque representa a oportunidade das crianças conhecerem o prédio do Detran e ainda receberem instruções sobre trânsito. “Muitos estudantes precisam atravessar a pista para chegar na escola, outros chegam de bicicleta ou de motocicleta com os pais, e a iniciativa de hoje vai ajudar na adoção de melhores condutas pelos responsáveis e pelos alunos”, afirmou.

 

Natanael Davi, de oito anos, esteve atento durante todas as atividades. O garoto vai à escola de bicicleta algumas vezes, e em outras a pé, quando precisa atravessar a via. “A minha mãe sempre fala que precisa prestar atenção, a gente sempre atravessa na faixa, mas hoje aprendi mais regrinhas e foi bem legal. Gostei muito do Detranzito e da Detranzita e das brincadeiras”, explicou.

 

Ao final, os alunos puderam tirar dúvidas e conversar com os técnicos do Detran, Ana Buarque e Ricardo Couto, acerca dos procedimentos corretos no transporte escolar, no carro, na motocicleta, na bicicleta e na faixa de pedestre.

 

Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, conscientizar as crianças também é uma forma de levar informação para os pais e tornar o trânsito mais seguro. “O cidadão é formado desde a infância, e as crianças quando são instruídas propagam o que aprendem com todos que estão ao redor. Elas também são pedestres, ciclistas, skatistas, andam no carro ou na motocicleta com os pais, ou seja, estão inseridas no trânsito e precisam ser educadas sobre o assunto”, finalizou.