23/09/2023 16:00 | Serviços

Detran promove aulão preparatório para candidatos a 1ª CNH

Evento reuniu 100 alunos e abordou temas essenciais para aprovação nos exames teóricos e práticos


Ação educativa integrou a programação da Semana Nacional de Trânsito, contribuindo para a formação de condutores mais conscientes

Fellipe Yuri/Ascom Detran


Kamylla Lima/Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) promoveu um aulão de preparação destinado a candidatos que estão em processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O evento, que contou com intérprete de libras, ocorreu no sábado (23), no auditório da sede do órgão, e contou com a participação de 100 alunos ávidos por adquirir conhecimentos fundamentais para enfrentar os exames teóricos e práticos com confiança. 


O aulão ofereceu três palestras com dicas e técnicas para auxiliar os estudantes no momento decisivo dos exames de habilitação. O evento contou com a participação de Ana Buarque, especialista em trânsito do Detran; Klissoel Willes, instrutor de trânsito do Detran; e Kátia Lins, psicóloga, mestra em trânsito e conselheira do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (Cetran).  Os temas abordados incluíram a importância da inteligência emocional, as regras de circulação e conduta, sinalização viária e a legislação de trânsito.


A ação educativa integrou a programação da Semana Nacional de Trânsito, contribuindo para a formação de condutores mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios nas vias. O principal objetivo foi fortalecer os conhecimentos já adquiridos pelos candidatos nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e reforçar os conhecimentos para aqueles que já são habilitados e quiseram participar do evento para sanar dúvidas.



Para Inaldo Ferreira, de 30 anos, que iniciou este ano o processo de retirada da CNH, a parte sobre legislação é a mais difícil. “São muitas regras para cumprir e muita coisa para aprender. Acho que é a parte que eu tenho mais dificuldade. E esse aulão, ele veio para ajudar e consegui tirar muitas dúvidas. Pude reforçar alguns conhecimentos e aprender novos também”, afirmou. Klissoel Willes, instrutor de trânsito do Detran, destacou a importância de revisar o conteúdo para os exames teórico e prático. “Esse tipo de ação reforça os conhecimentos já adquiridos pelos candidatos. Então, é importante essa revisão de todos os assuntos que envolvem a legislação de direção defensiva, primeiros socorros e noções sobre o meio ambiente. São cinco disciplinas e o aluno tem que ter o domínio sobre elas para que possa se habilitar e ser um bom condutor no trânsito”, explicou.


Ana Buarque, especialista em trânsito e transporte do Detran, ministrou sobre regras de circulação e conduta. Para ela, a ação serviu também para mostrar aos futuros condutores o quanto é necessário ter empatia no trânsito. “O objetivo não é só que ele seja aprovado nos exames teórico e prático, mas em como ele vai conduzir esse veículo. Respeito ao próximo, às regras de conduta e à sinalização é fundamental”, comentou. 


Ser compelido pelas emoções no ambiente do trânsito é algo que todos estão vulneráveis. Para lidar com esses sentimentos de modo adequado e manter o controle emocional, a mestra em trânsito Kátia Lins fez uma abordagem sobre inteligência emocional. “As pessoas podem ser tomadas pela raiva ou frustração diante de várias situações no trânsito. Então, é preciso que a gente possa ponderar esses sentimentos. Isso serve também para o dia a dia das nossas vidas, porque quando deixamos que essa emoção nos invada, pode gerar uma discussão ou até algo pior. 


Diante da procura, uma nova edição do aulão está sendo preparada para o dia 7 de outubro. Serão abertas 200 vagas para candidatos à primeira CNH e condutores já habilitados que queiram reforçar os conhecimentos sobre o assunto. Informações sobre palestrantes e inscrições serão divulgadas em breve.