03/10/2023 10:23 | Serviços

Detran promove ações voltadas para conscientização sobre o câncer de mama

Evento também realizou oficina de lenços e aula de fitdance para servidores


O evento, realizado em alusão ao Outubro Rosa, reuniu uma plateia engajada

Leandro Santos / Ascom Detran


Kamylla Lima / Ascom Detran

Na busca por promover conscientização sobre o câncer de mama, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) realizou nesta segunda-feira (2), no auditório da sede, uma palestra informativa sobre o assunto para os servidores do órgão. O evento, realizado em alusão ao Outubro Rosa, reuniu uma plateia engajada em aprender mais sobre a importância da detecção precoce e cuidados relacionados à doença. Também foi realizada uma aula de fitdance e uma oficina de turbantes.

 

 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ele corresponde a 28% dos casos novos de câncer em mulheres, mas também acomete homens, conforme o Ministério da Saúde. Para falar sobre a importância do autoexame e de realizar a mamografia com regularidade, Daniela Silveira Palmeira, gerente de valorização de pessoas do Detran, ministrou palestra, enfatizando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

 

 



“Compartilhar informações proporciona mais conscientização sobre a doença, o que pode levar ao diagnóstico inicial, salvando vidas. A luta contra o câncer de mama é diária, mas é imprescindível termos um mês inteiro dedicado à prevenção. Esperamos que a iniciativa inspire na prevenção e no cuidado com a saúde, incentivando os servidores a se engajarem em práticas saudáveis e a manterem-se informados sobre questões críticas de saúde, como o câncer de mama”, afirmou.

 

 

Para incentivar os servidores no cuidado com a saúde, foi convidada a empreendedora Myrtha Melo, que venceu a luta contra o câncer de mama. “O diagnóstico precoce salva vidas. Para mim, fundamentalmente, foi o que me salvou. Foi através do autoexame que eu descobri que tinha alteraçãozinha na minha mama. Isso me levou a ir ao médico e descobrir o câncer na fase inicial. Outubro é o mês da conscientização, mas esse movimento precisa ser de janeiro a janeiro para conscientizar as mulheres a fazer os exames”, explicou.


 




O evento não apenas promoveu a conscientização sobre essa doença que afeta milhares de mulheres todos os anos, mas também enfatizou o compromisso do Detran em cuidar da saúde de seus servidores. Além da palestra, o Detran também organizou um sorteio de brindes, uma aula de fitdance e uma oficina de lenços ministrada pela turbanteira Tereza Olegário.