19/09/2023 14:43 | Transporte

Detran leva Arena da Vida com jogos educativos para o shopping Pátio Maceió

Ação, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito, segue até o dia 24 de setembro e conta com minicircuito para crianças


Semana Nacional de Trânsito tem como tema “No trânsito, siga salvando vidas”

Leandro Santos / Ascom Detran


Kamylla Lima / Ascom Detran

Conscientizar, ensinar e proteger vidas. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) montou no Shopping Pátio, no Benedito Bentes, a Arena da Vida, com jogos interativos, espelho mágico, vídeo 360º e minicircuito para crianças. A estrutura está aberta ao público até o dia 24 de setembro, das 10h às 22h. O objetivo é chamar a atenção de crianças, jovens e adultos sobre a segurança no trânsito.

 

A Arena da Vida faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito 2023, que em Alagoas tem o tema “No trânsito, siga salvando vidas”. O espaço foi projetado para instruir jovens e adultos de forma lúdica com quizzes, jogo da memória e jogo de certo e errado em três telões interativos. Também foi disponibilizado um minicircuito de trânsito para as crianças, com faixa de pedestres e semáforo, onde elas podem andar de bicicleta, aprendendo sobre as regras de trânsito. Ao final do percurso, as crianças ganham um certificado de “Amigo do Detran”.

 

Quem percorreu o circuito foi a pequena Ana Luiza, de sete anos. Ela disse que foi divertido andar de bicicleta e entender mais sobre o trânsito. “Aprendi que a gente deve respeitar a faixa de pedestres e o sinal quando estiver andando, para não acontecer nada de ruim”, explicou. A mãe dela, Laís de Souza Brito, de 32 anos, a ação é importante porque conscientiza desde a infância sobre os perigos no trânsito. “Aprovo esse tipo de iniciativa, porque soma com o que os pais ensinam em casa. Então, só ajuda na educação das crianças”, disse.

 

De acordo com Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, a Arena foi montada para atingir o máximo de pessoas e para reforçar a conscientização sobre sinalização e legislação. “Queremos formar multiplicadores de conhecimento. Por isso, trabalhamos atividades para todas as idades. Sabemos que a informação pode salvar vidas e nada melhor do que aprender de forma dinâmica, corroborando sobre as posturas adequadas no trânsito”, afirmou.

 

Semana Nacional de Trânsito

 

O Detran vai levar diversas ações durante a Semana Nacional de Trânsito para todas as regiões do estado. Até 25 de setembro serão realizadas atividades educativas voltadas para conscientizar pedestres e condutores. Na programação estão previstas atividades em 13 municípios em todas as regiões do estado, incluindo um Aulão para Candidatos a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ações na sede do órgão para estudantes de todas as idades.