08/08/2023 18:43 | Segurança

Detran inicia projeto de regionalização de educação para o trânsito no interior de Alagoas

As primeiras cidades a receberem a ação do órgão foram Santana do Ipanema e Batalha

Oficinas integrativas

Ascom Detran

João Victor Barroso / Ascom Detran

Uma das principais ações do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) tem sido levar ações de educação e conscientização para tornar o trânsito cada vez mais seguro nas vias, estradas e rodovias do estado. Com esse objetivo, o órgão deu início, nesta terça-feira (8), ao projeto de regionalização de educação para o trânsito no interior de Alagoas, começando pelas cidades de Santana do Ipanema e Batalha,

Os técnicos do Detran passarão, inicialmente, por 30 municípios alagoanos abrangendo todas as regiões do estado, para mostrar que no trânsito é necessário o exercício da cidadania, e condutores conscientes conseguem mudar atitudes e tornar o trânsito mais seguro.

As oficinas integrativas contaram com a presença de taxistas, motociclistas, representantes das Ciretrans, SMTT e de Centros de Formação de Condutores, da Câmara de Vereadores, das secretarias municipais de Saúde, Educação, e Assistência Social, além de Organizações da Sociedade Civil.

Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, o órgão tem se aproximado cada vez mais dos municípios alagoanos para saber a realidade de cada um, identificando as potencialidades, as fragilidades e como o órgão de trânsito pode ajudá-los.

“Essa é a primeira etapa do projeto de regionalização da Educação para o Trânsito do Detran. Estamos indo às cidades para compartilhar conhecimento, aumentar a segurança viária e reduzir o número de sinistros e óbitos. Dessa forma estamos contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro nas áreas urbanas e rurais destes municípios”, afirmou Marco Fireman.

Durante a ação, os principais indicadores dos municípios foram apresentados, como a diferença entre a quantidade de condutores habilitados e o total de veículos registrados no município, além dos principais tipos de sinistros de trânsito na região.

De acordo com Sonaly Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, as ações estão sendo pensadas e elaboradas para alcançar crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiências, professores, gestores públicos e lideranças comunitárias das áreas urbana e rural, para conscientizar sobre as leis de trânsito.

As próximas cidades que receberão a visita do Detran são Penedo, Rio Largo, Viçosa e Japaratinga.