11/09/2023 16:27 | SegurançaDesenvolvimento Social

Dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe são capacitados para o mercado de trabalho

Eles iniciaram, nesta segunda-feira (11), o curso de instalação e manutenção de ar-condicionado split


Dependentes químicos em recuperação iniciam curso profissionalizante no Senai

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Dependentes químicos recuperados pela Rede Acolhe iniciaram, nesta segunda-feira (11), o curso profissionalizante de instalação e manutenção de ar-condicionado split. A capacitação acontece por meio do contrato com o Senai Alagoas, instituição de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho, e visa a reinserção social dos ex-acolhidos.


Por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o Governo de Alagoas oferece duas mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas industrial e comercial, que contemplarão, além dos dependentes químicos, adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo de Alagoas.


Segundo o gerente de Reinserção Social e Produtiva da Seprev, Diego Barros, o objetivo é garantir um futuro melhor e mais digno para pessoas que buscam superar os erros do passado e escrever uma nova história de vida. A primeira turma conta com 20 alunos que venceram a adicção em álcool e/ou outras drogas e buscaram se qualificar profissionalmente para dar continuidade à vida de maneira positiva.


“O programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas tem investido cada vez mais na reinserção social dessas pessoas, entendendo que a qualificação é uma ferramenta importantíssima para prevenir recaídas. O Estado mais uma vez demonstra seu comprometimento com o social, assegurando um serviço de excelência para a população alagoana, principalmente para quem mais precisa”, afirmou Diego Barros.


O professor Emerson Douglas, que vai ministrar as aulas, ressalta o potencial do curso e explica que os alunos terão todas as condições necessárias para empreender e gerir o próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI) ou serem contratados pelo setor empresarial com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos.


“Uma capacitação como esta é o meio mais seguro para a geração de emprego e renda, fundamental para que este público possa retomar as suas vidas e garantir um futuro melhor para si e para seus familiares. O Senai é uma instituição capacitada para habilitar profissionais para o mercado de trabalho e aqui eles vão aprender uma profissão que permitirá a eles ingressar em uma empresa ou abrir o seu próprio negócio”, explica o professor.