27/01/2022 12:06 | Saúde

De volta ao Hospital da Mulher, maternidade realiza mais de mil atendimentos em um mês

Até o dia 24 deste mês, foram realizados 248 partos na unidade, que é de risco habitual

Carla Cleto

Suely Melo

Após um mês do retorno da assistência materna e infantil para o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió, já foram realizados 1.079 atendimentos na classificação de risco, que são atendimentos obstétricos de urgência.

Embora a maternidade tenha retornado para o Hospital da Mulher no dia 20 de dezembro de 2021, a unidade só abriu as portas para atendimentos no dia 23 do mesmo mês. Até o dia 24 deste mês de janeiro, foram realizados 284 partos no hospital. O HM foi o primeiro no Brasil a oferecer doulas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro parto realizado após o retorno da assistência materna e infantil no HM ocorreu no último dia 22 de dezembro. Com 3,730 kg, a pequena Luiza Apolinário nasceu pesando 2,9 quilos e medindo 36,5 centímetros.

A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher conta com atendimento multidisciplinar, formado por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que são as acompanhantes de parto e oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. O HM também oferece assistência médica ao aborto e gestações ectópicas [implantação e desenvolvimento do embrião fora do útero, podendo acontecer nas trompas, ovário, colo do útero, cavidade abdominal ou cérvix.

A coordenadora obstétrica do Hospital da Mulher, Avha Paixão, relata que a estrutura do HM proporciona um atendimento de melhor qualidade e uma melhor estrutura para os profissionais de saúde. “Foi um mês muito bom. Conseguimos evoluir principalmente na qualidade da estrutura física para os nossos pacientes e isso só melhorou o nosso atendimento. Temos trabalhado com a mesma equipe, com o mesmo trabalho de humanização do processo de assistência. Tudo que fazíamos com a equipe de humanização continuamos fazendo e trabalhando nisso, só que agora temos uma estrutura melhor para os atendimentos que as pacientes precisam”, disse a coordenadora obstétrica do HM, Avha Paixão.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o ambulatório também não estava funcionando no Hospital da Mulher. Com a diminuição dos números da Covid-19 no estado e com a mudança no perfil assistencial no HM, os atendimentos só retornaram no dia 14 de outubro de 2021. Até o dia 21 deste mês já foram realizados 1578 atendimentos, além de 134 cirurgias eletivas.

Histórico - Inaugurado em 29 de setembro de 2019, o HM mudou seu perfil assistencial e ficou exclusivo para o tratamento do novo coronavírus no Estado no dia 30 de março de 2020. A mudança de perfil assistencial do HM fez parte do processo emergencial de remodelagem da Rede Hospitalar de Alagoas, na capital e interior do Estado, com o objetivo de disponibilizar mais leitos de retaguarda e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos casos da doença.