25/05/2023 09:57 | Saúde

Curso de Enfermagem da Uncisal comemora 15 anos

O bacharelado vem apresentando resultados significativos no contexto da formação de profissionais competentes, comprometidos e aptos para o mundo do trabalho

Evento comemora Semana da Enfermagem e os 15 anos de implementação do curso de Enfermagem da Uncisal

Pei Fon

Patrícia Barros / Ascom Uncisal

A Enfermagem como ser político: o papel transformador da classe como promotora de mudança social. Este é o tema do IX ENFatizando, que acontece nesta quinta-feira (25) e sexta (26) em comemoração à Semana da Enfermagem e aos 15 anos de implementação do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Realizado pelo Colegiado de Enfermagem, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Eva Farias (Caenf), o evento será realizado no mega-auditório da Uncisal e contará também com o I Encontro de Egressos.

A mesa de abertura do evento, às 17h desta quinta-feira (25), reunirá representantes do Coren-AL, Sineal, Aben, Caenf e coordenação do curso de Enfermagem. O reitor Henrique Costa também participará do evento. “São 15 anos de uma história muita rica, muito forte, de muitos desafios e avanços. A reitoria parabeniza a todos que fazem o curso: docentes, discentes e técnicos. Que possamos avançar ainda mais. Parabéns ao curso de Enfermagem da Uncisal”, disse o reitor.

O reitor Henrique Costa também participará do evento

De acordo com a coordenadora do NDE do curso de Enfermagem, professora Lucélia Hora, o curso de graduação em Enfermagem da Uncisal é considerado um curso jovem, mas com resultados significativos no contexto da formação de profissionais competentes, comprometidos e aptos para o mundo do trabalho. “O curso vem formando enfermeiros que despontam nas aprovações de residências, em cursos de mestrado e doutorado e que atuam na assistência direta ao usuário, na gestão de saúde e de enfermagem, na pesquisa, na formação de novos profissionais e, principalmente, com perfil social e engajamento nas lutas da categoria”, destacou.

O curso tem ainda uma proposta curricular avançada, no modelo de currículo integrado, unindo saberes e práticas em todo o processo formativo. Reúne docentes, com mestrado e doutorado e envolvidos no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão, levando esse perfil para a formação, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde e com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

A coordenadora do NDE do curso de Enfermagem, professora Lucélia Hora

Para a coordenadora geral do Centro Acadêmico de Enfermagem, estudante Mariane Bastos, o evento tem o objetivo de promover debates e espaços de formação crítico/reflexivo, envolvendo a sociedade, as políticas públicas, os determinantes sociais em saúde, além do papel social e político do enfermeiro. “Queremos despertar, desde a graduação, um olhar holístico nos estudantes sobre a população que ele vai cuidar, o território e as diversas influências sociais no processo de saúde-doença”, explicou.

Programação

A primeira mesa de discussão do dia 26 terá início às 8h30 e terá como tema “Caminhos e possibilidades no olhar dos egressos”. A Mesa 2 abordará “Ação política da Enfermagem e atenção às populações específicas para o enfrentamento das iniquidades sociais”.

Na parte da tarde, serão realizados minicursos com os seguintes temas: valorização e sustentabilidade da Enfermagem no âmbito do empreendedorismo; sustentabilidade das políticas públicas para redução das desigualdades e bem-viver; e sustentabilidade com ênfase no fortalecimento ético, estético, técnico, político e científico necessários à luta pela valorização e reconhecimento social.

O II Encontro de Gestão Acadêmica também fará parte da programação e abordará “os desafios da curricularização da Extensão e a interface com o perfil de formação do egresso”.

A mesa de encerramento do IX ENFatizando terá início às 17h do dia 26 de maio, também no mega-auditório da Uncisal, com o tema “O papel das lideranças para o fortalecimento e sustentabilidade da formação em Enfermagem”.

A inscrição para o evento é gratuita e deve ser realizada no link https://www.even3.com.br/a-enfermagem-como-ser-politico-/